Um desígnio da reforma de Antônio Rodrigues Sampaio: as conferências pedagógicas dos anos de 1880
Resumo
O artigo tem por objectivo estudar as conferências pedagógicas realizadas nos anos de 1880, no quadro da Reforma de António Rodrigues Sampaio (Lei de 2/5/1878). O que me interessa, sobretudo, é identificar alguns sinais de mudança no debate educativo que então tem lugar. Na verdade, e não obstante a persistente imagem ao longo da década de 1880, de falta de uniformidade na organização pedagógica da escola primária, confirmada por diversos estudos, impõe-se reconhecer que é nas citadas assembleias de professores que se assiste à elaboração de um conjunto de instrumentos reguladores da actividade docente (sobre a definição dos saberes a ensinar, a organização do tempo escolar, o modo de classificar os alunos …), posteriormente adoptados nos vários círculos escolares do país; importantes no desenvolvimento de um saber sobre a prática docente. Por outro lado, é ainda interessante observar a imagem que os professores vão tendo do modelo de escola graduada ou central, em experimentação nesse período histórico.
PALAVRAS-CHAVE:
Conferências Pedagógicas. Conhecimento Pedagógico. Escola Graduada.
ABSTRACT:
The aim of this article is to study the pedagogical conferences that took place in the years of 1880's according to the António Rodrigues Sampaio Reform (Law of 2/5/1878). My priority is to identify some signs of change in the educational debate by that time. In spite of the image that persisted throughout the decade of 1880 that was the lack of uniformity in the pedagogical organization of the elementary school, confirmed by several studies, we must recognize the over mentioned conferences as the regulation entities concerning teaching activities (to define the teaching contents, how to organize the schedules, how to classify the students…). Soon afterwards these statements were adopted by the various school circles all over the country; surely, they became important to the development of knowledge about teaching practice. By the other hand, it remains the interest for watching the image the teachers have been taken from the graduated or central school model, in trial during that historical period.
KEYWORDS:
Pedagogical Conferences. Pedagogical Knowledge. Graded School.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.