Mercado, conflitos e controle social. Aspectos da escravidão urbana em Belém (1860-1888)
Resumo
Este artigo trata da escravidão urbana em Belém, capital da Província do Pará, durante a segunda metade do século XIX, a partir da pesquisa realizada em documentos da imprensa (anúncios de fuga, aluguel, venda e compra de escravos, e informações sobre prisões, tráfico, enterramentos e crimes), e outros de natureza administrativa (Relatórios e discursos do governo provincial e a legislação provincial e municipal). Sendo tratados os variados aspectos de constituição e dinâmica da escravidão em Belém, tais como mercado, controle social e os conflitos sociais dentro do espaço urbano.
PALAVRAS-CHAVE:
Escravidão urbana. Mercado. Controle Social.
ABSTRACT:
This article focuses on urban slavery in Belém (Province of Pará, Brazil) during the second-half of the nineteenth century. From a varied range of documental sources (such as the press, public records and legislation), it aims to unveil different aspects of its constitution and dynamics, such as the slave market, the mechanisms of social control and the development of social conflicts within the city.
KEYWORDS:
Urban slavery. Market. Social control.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.