Reivindicando uma identidade historicamente plural
Políticas de ação afirmativa e as construções identitárias exigidas e manipuladas por seus beneficiários
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCS-v10n1-2020-57639Palavras-chave:
Identidade; Racismo, Estudos sobre o negro; Sociabilidade; Políticas de Ação Afirmativa.Resumo
A implementação de políticas de ação afirmativa no contexto do ensino superior público brasileiro, especificamente aquelas direcionadas a estudantes que se autodeclaram negros, tem suscitado desde seu surgimento, no início dos anos 2000, uma série de discussões que abrangem distintas esferas da vida nacional. A análise sobre as experiências suscitadas a partir da inclusão universitária, disponibilizadas pelos relatos dos estudantes beneficiados por essas políticas, nos permite o entendimento de que no âmbito das experiências e subjetividades, a implementação das ações afirmativas fez emergir uma nova categoria identitária: os cotistas. Esse texto tem por objetivo abordar algumas das consequências do racismo na vida cotidiana desses sujeitos.
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