Reivindicando uma identidade historicamente plural

Políticas de ação afirmativa e as construções identitárias exigidas e manipuladas por seus beneficiários

Autores

  • Alexsandro Eleotério Pereira de Souza Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Apucarana

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCS-v10n1-2020-57639

Palavras-chave:

Identidade; Racismo, Estudos sobre o negro; Sociabilidade; Políticas de Ação Afirmativa.

Resumo

A implementação de políticas de ação afirmativa no contexto do ensino superior público brasileiro, especificamente aquelas direcionadas a estudantes que se autodeclaram negros, tem suscitado desde seu surgimento, no início dos anos 2000, uma série de discussões que abrangem distintas esferas da vida nacional. A análise sobre as experiências suscitadas a partir da inclusão universitária, disponibilizadas pelos relatos dos estudantes beneficiados por essas políticas, nos permite o entendimento de que no âmbito das experiências e subjetividades, a implementação das ações afirmativas fez emergir uma nova categoria identitária: os cotistas. Esse texto tem por objetivo abordar algumas das consequências do racismo na vida cotidiana desses sujeitos.

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Biografia do Autor

Alexsandro Eleotério Pereira de Souza, Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Apucarana

Doutor em Ciências Sociais pela Universidade Estadual Paulista - UNESP-Marília (2019); Doutor em Política Social pelo Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Política Social da Universidade Estadual de Londrina – UEL (2018), com estágio doutoral na Howard University (Washington-DC). Apreciador de rap, jazz e samba, engajado na luta contra os racismos e demais opressões sociais impostas pela modernidade ocidental.

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Publicado

2020-11-19