Etnografia da música rap: Africanidades e saberes musicais na prática do DJ

Autores

  • José Carlos Gomes da Silva UNIFESP

DOI:

https://doi.org/10.14393/RCS-v9n1-2019-56442

Palavras-chave:

Música, Segregação urbana, Cultura Juvenil

Resumo

Neste artigo focalizo aspectos que orientam a música rap. Analiso a música enquanto experimenta relacionada à diáspora dos povos africanos. A matriz musical afro-americana é interpretada como resultado do processo diásporo. As diretrizes e conceitos musicais que guiam os DJs integram uma teoria nativa na qual as origens africanas e os sons são valorizados. A ênfase em elementos sonoros e símbolos culturais africanos são selecionados como fundamentos que dão identidade à música. O som e as escolhas de textura musical surgem da negociação permanente entre novas tecnologias, a música tradicional africana e afro-americana. Esses elementos apoiam também sustentam o discurso político nos contextos específicos em que o rap parte.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABRAMO, Helena W. Cenas juvenis: punks e darks no espetáculo urbano. São Paulo, Scritta/ Anpocs, 1994.

ANDRADE, Elaine N. Movimento negro juvenil: um estudo de caso sobre jovens rappers de São Bernardo do Campo. 1996, 317f. Dissertação de Mestrado, São Paulo, Faculdade de Educação - USP, São Paulo, 1996.

BLACKING, John. How musical is man? Seattle, University of Washington Press, 2000

CAIAFA, Janice. Movimento punk na cidade: invasão dos bandos sub. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1985.

CALDEIRA, Teresa Pires do R. Cidade de muros: crime, segregação e cidadania em São Paulo. São Paulo, Ed. 34, 2000.

CANDÉ, Roland. História universal da música (vol. I) São Paulo, Martins Fontes, 1994.

CHERNOFF, John M. African rhythm and Africa sensibility. Chicago: University of Chicago Press,1980.

COSTA, Márcia R. ‘OS’ carecas de subúrbio. Petrópolis, Editora Vozes. 1993.

COHEN, Sarah “Ethnography and popular music studies”. Popular Music, Cambridge, may, 1993 vol. 12, nª 2, pp. 123-138.

DECKER, Jeffrey L. “The state of rap: time and place in hip-hop nationalism”, in: Ross, Andrew e Tricia Rose (eds), Microphone fiends: youth music and youth culture. Routledge, New York e London. 1994.

FÉLIX, João Batista de J. Hip-hop: cultura e política no contexto paulistano. Tese de Doutorado, 2005, 202f – Tese de Doutorado, FFLCH – USP, São Paulo, 2006.

GILLIAM, Angela. “A ideologia do crossover e sua relação com o gênero”. In: Cadernos Pagu, Campinas, 1996, (6-7): 227-240.

GILROY, Paul O Atlântico Negro: modernidade e dupla consciência. São Paulo, Editora 34, 2001.

GUASCO, Pedro Paulo M. Num país chamado periferia: identidade e representação da realidade entre os rappers de São Paulo. 2000, 210f. Dissertação de Mestrado – FFLCH USP São Paulo, 2000.

HAMPÂTÉ BÂ, Amadou. “A tradição viva”. In: KI-ZERBO, J. (coord.) História Geral da África I –Metodologia e Pré-história da África. São Paulo, Ática/UNESCO, 1982.

KEYES, Cheryl L. “At the crossroads: rap music and Its African nexus”. Ethnomusicology, University of Illinois Press, 1996, vol. 40 (2): 222-248.

KEYES, Cheryl L. Rap music and street consciousness. Urbana and Chicago, University of Illinois Press, 2002.

KUBIK, Gerhard. Natureza e estrutura de escalas musicais africanas. Lisboa, Junta de Investigações do Ultramar, 1970.

KUBIK, Gerhard. Angolan traits in black music, games and dances of Brazil. A study of african cultural extensions overseas. Lisboa, Junta de Investigações do Ultramar, 1979.

MENEZES BASTOS, Rafael. “Esboço de uma Antropologia da Música: Para além de uma Antropologia sem Música e de uma Musicologia do Homem”. Anuário Antropológico 93, Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, 1995, pp 9-73.

MOURA, Roberto Tia Ciata e a pequena África no Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, FUNART. 1980.

MINTZ, Sidney & PRICE, Richard. O nascimento da cultura afro-americana: uma perspectiva antropológica. Rio de Janeiro, Pallas – Centro de Estudos Afro-brasileiros. 2003.

MUGGIATI, Roberto Jazz: uma história em quatro tempos. Porto Alegre L&PM. 1985.

OLIVEIRA PINTO, Tiago. “Som e música: questões de uma antropologia sonora”. Revista de Antropologia, São Paulo, 2001n. 44 (1): 221-286.

ROSE, Tricia. Black noise: rap music and black culture in contemporary America. University Press of New England Hanover & London,1994.

SHUSTERMAN, Richard. Vivendo a arte. O pensamento pragmatista e a estética popular. São Paulo, Editora 34, 1998.

SILVA, José Carlos G. Rap na cidade de São Paulo: música, etnicidade e experiência urbana. 1998, 285f, Tese de Doutorado IFCH-UNICAMP, 1998.

SILVA, José Carlos G. “Negros em São Paulo: espaço público e cidadania”, In: Ana M. Niemeyer, Ana M. de e Godoi Emília P. (orgs.) Além dos territórios: para um diálogo entre a etnologia indígena, os estudos rurais e os estudos urbanos. Campinas, Mercado de Letras. 1998.

SILVA, José Carlos G. “Sounds of youth in the metropolis: the different routes of the hip-hop movement in the city of São Paulo”. Vibrant. Virtual Brazilian Anthropology. Revista Semestral da ABA, V. 8 n.1 pp. 70-94 - 2011, disponível em http://www.vibrant.org.br/portuges/artigosv8n1.htm

SILVA, José Carlos G. “Juventude e periferia em cena: dramas e dramatizações da vida urbana nos saraus literários da zona sul de São Paulo”. Trabalho apresentado na 28ª Reunião Brasileira de Antropologia, realizada entre os dias 02 e 05 de julho de em São Paulo, 2012.

SPÓSITO, Marília Pontes “A sociabilidade juvenil e a rua: novos conflitos e ação coletiva na cidade”. Tempo Social, 5, 1993, (1-2): 161-178.

TOOP, David Rap attack(2): african rap to global hip hop. London: Serpent’s Tail. 1991.

VANSINA, J. “A tradição oral e sua metodologia”. In: J. KI-ZERBO (coord.) História geral da África I: metodologia e pré-história da África. São Paulo, Ática/UNESCO. 1980, p. 157-179.

VIANNA, Hermano. O mundo funk carioca. Rio de Janeiro, Jorge Zahar, 1988.

WALSER, Robert “Rhythm, rhyme, and rhetoric in the music of Public Enemy”. Ethnomusicology, 39 (2), 1995, pp. 193-217.

WISNIK, José Miguel. O som e o sentido: uma outra história das músicas. São Paulo, Companhia das Letras, 1999.

WA MUKUNA, Kazadi “Aspectos panorâmicos da música tradicional no Zaire”, África, Revista do Centro de Estudos Africanos da USP, 8, 1985: 77-87.1980

WA MUKUNA, Kazadi. Contribuição bantu na música popular brasileira: perspectivas etnomusicológicas. São Paulo, Terceira Margem, 2006

Downloads

Publicado

2020-09-18