ESTRANHOS EM PERMANÊNCIA: A NEGOCIAÇÃO DA IDENTIDADE PORTUGUESA NA PÓS-COLONIALIDADE

Autores/as

  • Inocência Mata Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) - Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa (CEC).

Palabras clave:

Interculturalidade, Identidade, Imigração, Pós-Colonialismo

Resumen

Este texto continua e amplia uma reflexão começada por ocasião do Colóquio "Migração, Racismo e Xenofobia", organizado pelo ISPA - Instituto Superior de Psicologia Aplicada, em Lisboa, nos dias 18 e 19 de Abril de 2002. O título parafraseia o filme "Estranhos de Passagem", inusitada tradução (portuguesa) do filme "Dirty Pretty Things", de Stephen Frears, que fala do mundo desconhecido (porque subterrâneo) da maioria dos imigrantes indocumentados da cosmopolita e multicultural Londres. Por outro lado, o documento "Autorização de permanência", expressão que acentou a motivação para este título, sugere uma relação perversa entre os trabalhadores imigrantes e o Estado português: dessa modalidade de relação retirei a ideia para a fazer questionar. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Inocência Mata, Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) - Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa (CEC).

Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa (FLUL) - Centro de Estudos Comparatistas da Universidade de Lisboa (CEC).

Publicado

2014-07-11