ESTRATÉGIAS PERSUASIVAS NO DEBATE ELEITORAL NA TELEVISÃO - ESTUDO DE CASO SOBRE AS ELEIÇÕES PRESIDENCIAIS MEXICANAS EM 2012

Autores/as

  • Gabriel Alexandre Bozza Universidade Federal do Paraná (UFPR).
  • Luciana Panke Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Palabras clave:

Comunicação eleitoral, Debate televisivo, México

Resumen

O debate eleitoral na televisão representa uma oportunidade de observar os candidatos sob um novo ângulo. Sem a interferência da propaganda oficial e da produção dos programas do Horário Gratuito de Propaganda Eleitoral, o que conta é a conquista da credibilidade a partir da exposição de propostas. No entanto, sabe-se que o discurso dos candidatos recorre a diversos argumentos, nem sempre tão construtivos. Diversos modelos de debate são praticados na América Latina, entretanto, todos com o mesmo objetivo: expor os candidatos sem a sustentação da propaganda. Este trabalho apresenta reflexões teóricas sobre essa modalidade da comunicação eleitoral e exemplifica as tipologias propostas pelo Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitorais (UFPR), a partir da análise comparativa dos dois debates dos candidatos à Presidência da República no México, em 2012, organizados pelo Instituto Eleitoral Federal (IFE).

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Biografía del autor/a

Gabriel Alexandre Bozza, Universidade Federal do Paraná (UFPR).

Gabriel Bozza é mestrando em Comunicação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) e jornalista graduado pela PUCPR. Integrante do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral. Bolsista Reuni. E-mail: gabrielbozz@gmail.com

Luciana Panke, Universidade Federal do Paraná (UFPR)

Luciana Panke é doutora em Ciências da Comunicação (USP); Professora da Universidade Federal do Paraná nos cursos de graduação em Comunicação Social (Publicidade e Propaganda e Relações Públicas) e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação. Líder do Grupo de Pesquisa Comunicação Eleitoral, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Profissionais e Pesquisadores de Marketing Político (Politicom) e autora do livro

Publicado

2014-06-04