OS RITMOS CLASSISTAS E GERACIONAIS DA MUDANÇA SOCIAL. DISCUSSÃO SOCIOLÓGICA A PROPÓSITO DA SAÃDA DE CASA DOS PAIS NA EUROPA
Abstract
A sociologia ainda ilustra o dilema entre as correntes classistas e as correntes geracionais no estudo da mudança social. Os estudos das transições para a vida adulta de uma forma mais holística, e da saída de casa dos pais de uma forma mais particular, ilustram de forma quase exemplar essa excessiva dicotomização entre estas duas correntes teórico-analíticas. Neste artigo, ziguezagueando entre as duas correntes, pretende-se problematizar o conhecimento (tomado por) adquirido sobre os processos de transição para a vida adulta na Europa. Para cumprir esse propósito serão usados dados do European Social Survey 2006 (ESS) que sujeitos a análises descritivas, inferenciais e de event history analysis permitem denunciar a falsa ou precoce bifurcação analítica entre espaço e tempo social, a detecação de anomalias históricas e ainda a forma como as diferenças alegamente culturais servem de "bode exploratório" para a explicação da heterogeneidade da idade média de saída de casa dos pais na Europa.