A TEMÁTICA DE GÊNERO NO CURRÍCULO DE MINAS GERAIS
Possibilidades pedagógicas a partir de debates fílmicos - Longa-Metragem Valentina
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCS-v14n1-2025-77192Palavras-chave:
Gênero, Educação, SEE Minas Gerais, ValentinaResumo
O objetivo do artigo é apresentar como a temática de gênero aparece nos documentos norteadores para o trabalho docente na rede estadual de Minas Gerais. Além disso, pretende-se explorar qual o impacto da resolução SEE nº 3423, publicada em maio de 2017, que dispõe sobre o reconhecimento e adoção de nome social nas escolas estaduais de Minas Gerais. Como possibilidade metodológica e didática, tem-se o intuito de demonstrar como o filme Valentina (2020), que narra a história de uma adolescente trans, pode servir como subsídio para trabalhar a temática em sala. O filme permite não só mobilizar conceitos importantes no que tange às discussões de gênero, mas também provoca quem assiste a sentir como a violência de gênero está muitas vezes institucionalizada dentro do sistema escolar. Além disso, o filme é um lembrete de que a escola é e deve ser um espaço social marcado pela diversidade de identidades e, portanto, pela diferença.
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