MÉTODO, PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL E ONTOLOGIA DO SER SOCIAL:
Vygotski e Lukács e a leitura onto-histórica da subjetividade
DOI:
https://doi.org/10.14393/RCS-v11n1-2021-59392Palavras-chave:
Método, Psicologia Histórico-Cultural, Ontologia do Ser SocialResumo
O presente artigo visa discutir a centralidade do método materialista histórico e dialético na Psicologia vygotskiana, trazendo contribuições para a construção de uma Psicologia de base marxista, à luz da Ontologia do Ser Social, a partir do referencial teórico de Lukács. Compreendemos que o diálogo entre Vygotski e Lukács pode aclarar questões na Psicologia Histórico Cultural no que se refere ao método e aos procedimentos metodológicos desenvolvidos por Vygotski. A teoria vygotskiana, sob uma leitura da Ontologia do Ser Social, transcende o campo das aparência, buscando as determinações entre universalidade, particularidade e singularidade, compreendendo o sujeito numa perspectiva de totalidade, indo à essência do que nos faz seres humanas (os), numa leitura onto-histórica da subjetividade.
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