OS CUSTOS COM ATRASOS AÉREOS E SEUS IMPACTOS: ESTUDO DE DEMANDA AEROPORTUÃRIA E SIMULAÇÃO DE CENÁRIOS DE BEM-ESTAR ECONÔMICO
Resumo
O objetivo do artigo é analisar o impacto dos custos com atrasos de voo das companhias aéreas na demanda doméstica do transporte aéreo. Utilizando como estudo de caso o Aeroporto de Salvador, um modelo de demanda aeroportuária foi desenvolvido, tendo sido efetuada uma simulação de cenários de transmissão de custos para preços das passagens, de forma a avaliar como uma possível perda de competitividade impactaria a demanda por viagens e o bem-estar econômico dos passageiros. A recente ascensão de novos segmentos de consumidores ao mercado significou um estímulo à demanda, principalmente em se tratando de um destino turístico e, portanto, um acirramento do problema da pressão sobre a infraestrutura aeroportuária. Os cenários contrafatuais de demanda, considerando alternativas de repasses de preços ao passageiro, foram construídos a partir de parâmetros estimados por modelagem econométrica com uso de variáveis instrumentais. Os resultados obtidos mostram que um aumento 1% no crédito dos novos consumidores acarretará em um aumento de 0,4603% da demanda e uma melhora de 1% na economia trará um aumento de 0,7447% do número de passageiros. Devido problemas de infraestrutura e consequente combinação de aumentos com tripulação, combustível e taxa aeroportuária podem diminuir o bem-estar do consumidor de 3,5% a 18,0% nas condições de concorrência e de 12,1% a 25,0% quando em situação de duopólio, mostrando a importância de um ambiente competitivo para o bem-estar. Palavras-Chave: demanda por transporte aéreo, novos consumidores, bem-estar econômico, atrasos aéreos. ABSTRACT This article purpose to analyze the impact of the costs of flight delays in domestic demand for air transportation. Using as a case study the Salvador Airport, an airport demand model was developed, having been made simulation scenarios of transmission costs to ticket prices in order to assess how a possible loss of competitiveness affects the demand for travel and economic well fare of passengers. The recent rise of new consumers segments meant a stimulus to the air demand especially in the case of a tourist destination and therefore a worsening of the problem on airport infrastructure. The counterfactual scenarios demand considering alternatives price transfers to passengers were built from the parameters estimated by econometric modeling using instrumental variables. The results show that an increase of 1% in the new consumer credit will result in an increase of 0,4603% of demand and an improvement of 1% in the economy will bring an increase of 0,7447% in the number of domestic passengers. The results also show that due to infrastructure problems and consequent combination of increases in crew, fuel and airport tax may reduce consumer welfare by 3,5% to 18,0% in a competition environment and from 12,1% to 25,0% in a duopoly, showing the importance of competition for the passenger's welfare. Keywords: air demand, new consumers, economic welfare, air delays.Downloads
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