CONSUMO DE ÁGUA E PERCEPÇÃO DOS USUÁRIOS SOBRE O USO RACIONAL DE ÁGUA EM ESCOLAS ESTADUAIS DO TRIÂNGULO MINEIRO

Autores

  • Nágela Aparecida de Melo Universidade Federal de Uberlândia
  • Marcio Ricardo Salla Universidade Federal de Uberlândia
  • Fernanda Ribeiro Garcia de Oliveira Universidade Federal de Uberlândia
  • Vanessa Maria Frasson Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/19834071.2014.26184

Resumo

Dentre os vários temas ambientais que devem estar presentes nas discussões da sociedade contemporânea, a questão da necessidade de práticas racionais e economizadoras de água se destaca. Nas escolas públicas é frequente o uso inadequado da água, a existência de vazamentos nas instalações hidráulicas e a utilização de equipamentos hidrossanitários não econômicos. Com base nesta premissa, este estudo tem como objetivo avaliar o consumo de água e o índice de percepção dos usuários deste recurso natural em ambientes escolares. Especificamente, fatores foram investigados em doze escolas públicas da rede estadual do Estado de Minas Gerais, localizadas na região do Triângulo Mineiro. Por meio de questionários, entrevistas e observações diretas, caracterizou-se a forma como a água é comumente utilizada nas escolas, bem como obtiveram-se dados para o cálculo do índice de percepção dos usuários de água com relação ao seu uso racional, conforme metodologia de Ywashima (2005). Observou-se certa inconsistência entre o Indicador de Consumo e o índice de Percepção no ano de 2011, possivelmente em função de fornecimento equivocado dos dados de consumo mensal de água (erro na leitura do hidrômetro), existência de vazamentos não detectáveis ou erro do número de alunos que efetivamente frequentaram as instituições de ensino nesse ano. Constatou-se que, em geral, os usuários da água têm pouco conhecimento das atitudes a serem empregadas para promover a economia. Algumas ações para o uso racional da água nos locais de estudo são propostas. Palavras-chave: indicador de consumo de água, uso racional da água, índice de percepção, escolas públicas, Triângulo Mineiro. ABSTRACT Among environmental subjects the necessity of rational practices and water savings is important in the containporaneous society. In the public schools the inadequate use of the water is frequent, as well as the existence of leakages in the hydraulical installations and the use of non-economic hydraulic equipments. This paper aims at evaluating the water consumption and perception index by the users concerning this natural resource in school. Specifically, factors were investigated in twelve public schools of the Minas Gerais State, located in the Triângulo Mineiro region. Through questionnaires, direct interviews and comments it was characterized the form as the water is used in the schools. Information was obtained for the calculation of water use perception index concerning its rational use, according to Ywashima (2005) methodology. It was observed some inconsistency between consumption indicator and perception index in the year 2011, possibly because of wrong data of monthly water consumption (error on hydrometer reading) and existence of leakages not detectable or error in the number of students in schools. In general, the water users have the knowledge of the attitudes to be employed to promote the water savings. Some actions for the rational use of water are proposed. Keywords: water consumption index, water rational use, perception index, public schools, Triângulo mineiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Nágela Aparecida de Melo, Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Engenharia Civil; Professora Colaboradora no PPGEC/FECIV/UFU; Área de atuação: Planejamento e Infraestrutura Urbana

Marcio Ricardo Salla, Universidade Federal de Uberlândia

Faculdade de Engenharia Civil; Professor Permanente no PPGEC/FECIV/UFU; Área de atuação: Planejamento e Infraestrutura Urbana

Fernanda Ribeiro Garcia de Oliveira, Universidade Federal de Uberlândia

Arquiteta. Mestre pelo PPGEC/FECIV/UFU

Vanessa Maria Frasson, Universidade Federal de Uberlândia

Engenheira Ambiental. Mestre pelo PPGEC/FECIV/UFU

Downloads

Publicado

2015-02-27

Edição

Seção

Engenharia Civil