ANÁLISE TEÓRICA DE VIBRAÇÃO EM PASSARELAS DE MADEIRA
Resumo
A madeira possui alta resistência mecânica e leveza. Atividades como caminhar, correr e pular pode produzir excitações dinâmicas indesejadas, fenômeno da ressonância devido ás forças dinâmicas induzidas por pedestres, caso essas estruturas apresentem frequência natural dentro das faixas de frequências de passo. A avaliação dinâmica das passarelas se faz necessária para verificar o nível de conforto humano e a sua adequação quando submetidas à passagem de pedestres. O objetivo deste artigo é realizar as análises dinâmicas teóricas de passarelas de madeira em sistema estrutural em vigas biapoiadas por meio de diretrizes normativas, com vãos variando de 5 a 35 m, de 1 em 1 m, larguras de 150 cm e 200 cm, classe de resistência da madeira C40 e C60. As passarelas de madeira foram projetadas estaticamente utilizando as diretrizes das normas brasileiras ABNT NBR 7190 e ABNT NBR 7188. Os resultados obtidos numericamente foram comparados às diretrizes normativas contidas nos códigos internacionais BS 5400, EUROCODE 5, ISO 10137, BRO, SIA, AASHTO e OHBDC. Concluiu-se que a norma brasileira atual necessita de revisões que levem em conta o nível de conforto humano devido às vibrações induzidas por pedestres. Palavras-chave: vibrações vertical e lateral, passarelas de madeira, pedestres caminhando e correndo, forças dinâmicas, conforto humano. ABSTRACT The wood presents high mechanical strength with low selfweight. Activities like walking, running and jumping can produce undesirable dynamic excitements, resonance due to dynamic forces induced by pedestrians, in case of structures present natural frequency inside of the band of step frequency. The dynamic evaluation of the footbridges is necessary to verify the level of human comfort and adaptation when submitted to the pedestrians moving load. The objective of this paper is to carried out the theoretical dynamic analyses of timber footbridges in structural system in beams through guidelines, with spans varying from 5 to 35 m, of 1 in 1 m, widths of 150 and 200 cm, class of resistance of the timber C40 and C60. The timber footbridges were projected using the guidelines of the Brazilian NBR 7190 and NBR 7188. The results theoretical were compared to the guidelines contained in the international BS 5400, EUROCODE 5, ISO 10137, BRO, SIA, AASHTO and OHBDC. It was ended that the current Brazilian guideline needs of revisions that take into account the level of human comfort due to the vibrations induced by pedestrians. Keywords: vertical and lateral vibrations, timber footbridges, pedestrians walking and running, dynamics forces, human comfort.Downloads
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