TECNOLOGIA ESPACIAL APLICADA AOS VEaCULOS AUTOMOTORES COMO ALTERNATIVA PARA A REDUÇÃO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA: UMA ANaLISE DO CICLO DE VIDA DO HIDROGÊNIO EM CÉLULAS A COMBUSTaVEL
Resumo
Este artigo analisa de que forma a introdução de veículos movidos por células a combustível a hidrogênio, pode impactar na redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera, quando comparado com veículos movidos por gasolina em motores de combustão interna. Um dos resultados revela que a redução do dióxido de carbono é balanceada pelas emissões durante a fase de geração de eletricidade para produção de hidrogênio através do processo de eletrólise da água, podendo influenciar diretamente no balanço de emissões de dióxido de carbono na atmosfera. Neste artigo o hidrogênio mostrou ser uma excelente alternativa em países como o Brasil, que possui uma matriz energética limpa, podendo reduzir as emissões de dióxido de carbono geradas pelo uso de automóveis em 79%, porém inviável, do ponto de vista de mitigador do efeito estufa em países com matriz energética fóssil, como os EUA, que poderia aumentar as emissões em 47%. Apesar de não emitir dióxido de carbono durante a fase de uso dos veículos com células a combustível de hidrogênio, as emissões de CO2 na fase de geração de energia elétrica para produção do hidrogênio através da eletrólise podem superar as emissões de um veículo convencional a gasolina.Downloads
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