TECNOLOGIA ESPACIAL APLICADA AOS VEaCULOS AUTOMOTORES COMO ALTERNATIVA PARA A REDUÇÃO DE EMISSÕES DE GASES DE EFEITO ESTUFA: UMA ANaLISE DO CICLO DE VIDA DO HIDROGÊNIO EM CÉLULAS A COMBUSTaVEL

Autores

  • Cleber Eduardo Lorenzi Instituto Mauá de Tecnologia
  • Roberto de Aguiar Peixoto Instituto Mauá de Tecnologia

Resumo

Este artigo analisa de que forma a introdução de veículos movidos por células a combustível a hidrogênio, pode impactar na redução da emissão de dióxido de carbono na atmosfera, quando comparado com veículos movidos por gasolina em motores de combustão interna. Um dos resultados revela que a redução do dióxido de carbono é balanceada pelas emissões durante a fase de geração de eletricidade para produção de hidrogênio através do processo de eletrólise da água, podendo influenciar diretamente no balanço de emissões de dióxido de carbono na atmosfera. Neste artigo o hidrogênio mostrou ser uma excelente alternativa em países como o Brasil, que possui uma matriz energética limpa, podendo reduzir as emissões de dióxido de carbono geradas pelo uso de automóveis em 79%, porém inviável, do ponto de vista de mitigador do efeito estufa em países com matriz energética fóssil, como os EUA, que poderia aumentar as emissões em 47%. Apesar de não emitir dióxido de carbono durante a fase de uso dos veículos com células a combustível de hidrogênio, as emissões de CO2 na fase de geração de energia elétrica para produção do hidrogênio através da eletrólise podem superar as emissões de um veículo convencional a gasolina.

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Biografia do Autor

Cleber Eduardo Lorenzi, Instituto Mauá de Tecnologia

Engenheiro Mecânico pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (1996), Especialista em Atividades Espaciais pela UNESP (2002), MBA em Gerenciamento de Projetos pela George Washington University (2007) e mestrando em Engenharia de Processos Químicos e Bioquímicos pelo Inst. Mauá de Tecnologia. Professor de Gestão Energética e Ambiental no Depto de Engenharia de Produção Mecânica do IMT.

Roberto de Aguiar Peixoto, Instituto Mauá de Tecnologia

Graduado em Engenharia Naval pela Universidade de São Paulo (1977), especialização em Administração de Energia na Indústria pelo Instituto de Engenharia de São Paulo (1984), especialização em Design Of Thermal Systems pela Fundação para Desenvolvimento Tecnológico da Engenharia (1988), especialização em Otimização Energética e Econômica de Processos pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (1988), especialização em Análise Exergética de Processos pelo Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (1988), mestrado em Engenharia Naval e Oceânica pela Universidade de São Paulo (1987) e doutorado em Engenharia Mecânica pela Universidade de São Paulo (1994). Atualmente é Professor Pleno do Instituto Mauá de Tecnologia e Consultor - Programa das Nações Unidas Para Desenvolvimento. Tem experiência na área de Engenharia Mecânica, com ênfase em Engenharia Térmica.

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Publicado

2011-07-20

Edição

Seção

Sumário