A busca da identidade por Ofelia em o Labirinto do Fauno (2006): uma jornada mítico-simbólica
DOI:
https://doi.org/10.14393/TES-v2n2-2020-53926Palavras-chave:
mito, símbolo, identidade, labirinto, faunoResumo
Este artigo tem como objetivo observar a busca pela identidade da personagem Ofelia na produção cinematográfica O Labirinto do Fauno (2006), de Guillermo del Toro a partir dos elementos míticos e simbólicos contidos na narrativa. Com os símbolos e os elementos míticos, pretende-se mostrar a relação entre as histórias sagradas feitas pelo homem desde os tempos primordiais para significar algum acontecimento e as diversas interpretações para os sonhos e fantasias que impulsionam as primeiras tentativas de expressão discursiva do ser humano. No filme, a trama se desenvolve e ganha um novo sentido a cada novo elemento mítico-simbólico que aparece e rege a saga da menina. Para os estudos desses elementos serão utilizadas as teorias de Mircea Eliade e de Verena Kast amparados pelo estudo dos símbolos registrado por Chevalier e Gheerbrant em seu dicionário.
Downloads
Referências
BIEDERMANN, H. Dicionário ilustrado de símbolos. São Paulo: Melhoramentos, 1994.
CHEVALIER, J.; GHEERBRANT, A. Dicionário de símbolos: mitos, sonhos, costumes, gestos, formas, figuras, cores, números. 18. ed. Ver. e aum. Rio de Janeiro: José Olympio, 2003.
CIRLOT, J. Dicionário de símbolos. São Paulo: Moraes, 1984.
ELIADE, M. Imagens e símbolos: ensaios sobre o simbolismo mágico-religioso. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
__________. Mito e realidade. São Paulo: Perspectiva, 2004.
__________. O sagrado e o profano: a essência das religiões. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
GUSDORF, G. Mito e metafísica. São Paulo: Editora Convívio, 1980.
JUNG, C. G. (org.). O homem e os seus símbolos. Trad. Maria Lúcia Pinto. 6ª.ed. Rio de Janeiro: Ed. Nova Fronteira, 1993.
KAST, V. A Dinâmica dos símbolos: fundamentos da psicoterapia junguiana. São Paulo: Loyola, 1997.
O LABIRINTO do Fauno. Título original: El Laberinto del Fauno. Direção de Guillermo Del Toro. Coprodução: Estudios Picasso, Tequila Gang e Esperanto FilmoJ, 2006. DVD, son, color, 118min.
PIMENTEL, V. Narrativas do além-real. Manaus: Valer, Governo do Estado do Amazonas, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.