LABIRINTO EM CAMILO PESSANHA: ÁGUA EM IMAGENS
DOI:
https://doi.org/10.14393/TES-v2n1-2019-51033Palavras-chave:
Imaginário, Literatura, Labirinto, DevaneioResumo
Partindo da noção simbólica do “Labirinto”, iluminando-o, paradoxalmente, com a escura luz do mistério, vislumbra-se muito mais que algo sem saída, vislumbra-se algo que oferece caminhos tortuosos e intrincados para um possível encontro numinoso transcendente no centro de nós mesmos. Dessa forma, a agonia labiríntica sentida no “estar-se perdido” estimula um movimento aO Regime Noturno da Imagem (DURAND) como forma de enfrentamento simbólico à angústia existencial (MORIN). O presente trabalho perpassará, em soslaio, pelos Labirintos do poeta Simbolista português CAMILO PESSANHA, na obra CLEPSIDRA, singrando por alguns poemas, tendo como companhia de navegação as águas e os sonhos de GASTON BACHELARD.
Downloads
Referências
BACHELARD, G. A Terra e os Devaneios do Repouso. São Paulo: Martins Fontes, 2003. Tradução: Paulo Neves.
_________________. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 2008. Tradução Antônio de Pádua Danesi. 242p.
_________________. A Água e os Sonhos. São Paulo: Martins Fontes, 2002. Tradução Antônio de Pádua Danesi. 202p.
CAMÕES. L. de. Os Lusíadas. Rio de Janeiro: Grifo, 1974. 343p. Notas de Evanildo Bechara e Segismundo Spina.
CICERO, A. Guardar. In: Guardar. Rio de Janeiro: Record, 1996. 101p.
COUTO, M. O outro pé da sereia. São Paulo: Companhia das Letras, 2011.
CHEVALIER, J. e GHEERBRANT, A. Dicionário de Símbolos. Rio de Janeiro: José Olympio, 1993. Tradução Vera da Costa e Silva. 996p.
DURAND, G.. As Estruturas Antropológicas do Imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2002. Tradução: Hélder Godinho. 551p.
FELICIO, V. L. G. A imaginação simbólica. São Paulo: EDUSP, 1994.140p.
FERREIRA-SANTOS, M. e ALMEIDA, R. de. Aproximações ao imaginário – bússola de investigação poética. São Paulo: Képos, 2012.
GIRALDES, A.R. Aspectos da Formação da Identidade do Migrante: pedagogia da Escolha, Imaginário e Sociedade. São Paulo, 2016 (Tese de Doutorado em Educação – Departamento de Cultura e Organização da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 118p.
________________. Mestres e Heróis: Mitohermenêutica da Formação de Identidade de Professores. São Paulo, 2011 (Dissertação de Mestrado em Educação – Departamento de Cultura e Organização da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. 132p.
HOMERO. Odisseia. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. 574p. Tradução de Frederico Lourenço.
JUNG, C. G.. A importância dos sonhos. In: O Homem e seus Símbolos. Tradução. Maria Lúcia Pinho. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1964. 316p.
KAVÁFIS, K. Ítaca. In: Poemas. Rio de Janeiro: José Olympio, 2006. Tradução de José Paulo Paes. 234p.
MERLEAU-PONTY, M.. O entrelaçamento – o quiasma. In: O visível e o invisível. São Paulo: Perspectiva, 1992. 250p.
MORAES, V. de. Ariana, a mulher. In: Antologia Poética. São Paulo: Companhia das Letras, 2011. 325p.
MORIN, E. O paradigma perdido: a natureza humana. Lisboa: Europa-América, 1973. 202p.
PESSOA, F. Mensagem. Lisboa: Babel, 2010. 113p.
PESSANHA, C.. Clepsidra. São Paulo: Núcleo, 1989. 80p.
SANDRONI e MASLIAH. Guardanapos de Papel. In: Clara Sandroni. Rio de Janeiro: Kuarup, 1989.
TORRANO, J. A. A. A noção mítica de justiça nas relações de poder na tragédia Ifigência em Áulida de Eurípides. In: Let. Cláss., São Paulo, v. 18, n.2 , p. 16-24, 2014.
VIOLA, P. da. Timoneiro. In: Bebadosamba. Rio de janeiro: Sony, 1996.
ROSA, J. G. Grande Sertão: Veredas. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. 560p.
VALERY, P. Existência do Simbolismo. In: Variedades. São Paulo: Iluminuras, 2011. 238p.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.