Peregrinas e inauditas invenções: primeiros caminhos da imagem
DOI:
https://doi.org/10.14393/TES-V1n1-2018-1Resumo
As autoras percorrerem alguns pensadores que se esforçaram na defesa da imagem e do símbolo antes que investigações renovadoras nas áreas da psicologia, da filosofia, da antropologia e das artes desestabilizassem as premissas que constituíram a modernidade, vindo assim a conceber, de vez, a imaginação como o principal foco criador da mente humana.Downloads
Referências
ADDISON, Joseph.
ALBERTS, B.; JOHNSON, A.; LEWIS J. Organização interna da célula: Estrutura da membrana. 4. ed. Porto Alegre: Artmed, 2004.
BACON, Francis.
BOCCACCIO, Giovani.
BRETON, André. Manifesto do Surrealismo (1924). Acesso: http://www.culturabrasil.org/breton.htm Consultado em 11 nov 2018.
CARLYLE, Thomas.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário: Introdução à arquetipologia geral. São Paulo: Martins Fontes, 2002.
_____. O imaginário: Ensaio acerca das ciências e da filosofia da imagem. 3. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 2004.
EMERSON, Ralph Waldo.
ERANOS FOUNDATION.
FERREIRA, Amauri Carlos; SILVEIRA, Luiz Henrique Lemos.
GRAVINA, Gianvincenzo.
HERÁCLITO, de
JUNG, Carl Gustav.
L
NOVALIS. Pólen
SCHABERT, Tilo. From Olga Froebe-Kapteyn to the Amici di Eranos. On the history of the Eranos-Tagungen at Ascona (2011). www.eranos.org/content/pdf/History_of_Eranos_Tagungen.pdf. Consultado em 20 nov 2018.
SCHLEGEL, Friedrich. Conversa sobre poesia e outros fragmentos. São Paulo: Iluminuras, 1994.
SIDNEY, Philip.
SOUZA, Roberto Acízelo de (Org.). Do mito das musas à razão das letras
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.