O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO TEMA DENGUE: UMA PROPOSTA PARA A GEOGRAFIA

Autores

  • Taís Buch Pastoriza UFSCar
  • Edelci Nunes da Silva Geógrafa, Prof. Adjunta no curso de Licenciatura em Geografia da Universidade Federal de São Carlos.

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia1023341

Palavras-chave:

Dengue, Geografia da Saúde, Ensino de Geografia, Educação, Meio Ambiente

Resumo

A dengue tem se constituído como uma epidemia no final do século XX e início do XXI, cujo aumento de casos está associado a aspectos socioambientais. A complexidade da doença se intensifica na globalização, com os fluxos populacionais e a densidade populacional. A escola se destaca como espaço de educação formal e de prevenção da dengue no qual as práticas educativas podem ser continuadas e contextualizadas com os problemas locais. O objetivo do artigo é refletir sobre o ensino do tema dengue na educação básica e apresentar uma proposta interdisciplinar e/ou transversal de ensino da temática com enfoque da Geografia da Saúde. Utilizou-se a metodologia da Sequência Didática proposta por Zabala (1998). Na proposta apresentada para o ensino de geografia os conteúdos previstos nos Parâmetros Curriculares Nacionais de Geografia do Ensino Fundamental e Médio (BRASIL, 1998), a temática da dengue pode ser contemplada, nos tópicos: fluxos populacionais, as alterações climáticas no meio urbano, a desigualdade social, urbanização e degradação ambiental. Destaca-se a necessidade de incluir esse assunto no planejamento pedagógico das escolas e a importância da elaboração de mais pesquisas que considerem o ensino da doença não somente na disciplina de geografia, mas também na integração com as demais áreas do conhecimento.

Downloads

Biografia do Autor

  • Taís Buch Pastoriza, UFSCar
    Graduada em Geografia pela Universidade Federal de Cão Carlos, campus de Sorocaba e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos, campus Sorocaba.

Downloads

Publicado

23-07-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

PASTORIZA, Taís Buch; SILVA, Edelci Nunes da. O ENSINO INTERDISCIPLINAR DO TEMA DENGUE: UMA PROPOSTA PARA A GEOGRAFIA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 10, n. 18, p. 71–81, 2014. DOI: 10.14393/Hygeia1023341. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/23341. Acesso em: 5 abr. 2025.