INFLUÊNCIA DA PLUVIOSIDADE E TEMPERATURA AMBIENTE NA LONGEVIDADE E FECUNDIDADE DOS AEDES AEGYPTI E ALBOPICTUS NA CIDADE DE GUARAPUAVA-PR E POSSIBILIDADE DE SUPERINFESTAÇÃO

Autores

  • Luciana Conrado Ajuz Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava.
  • Leandro Redin Vestena Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia1019688

Palavras-chave:

bioclimatologia, pluviosidade, temperatura do ar, mosquito aedes, Guarapuava.

Resumo

O presente trabalho teve por objetivo analisar a possibilidade de superinfestação dos mosquitos Aedes aegypti e albopictus na cidade de Guarapuava-PR, região Sul do Brasil. Para tal avaliaram-se as variáveis climáticas temperatura e pluviosidade e os limites de tolerância ao desenvolvimento e proliferação dos mosquitos Aedes aegypti e albopictus, mais especificamente, a temperatura mínima, máxima e a chuva como fator limitante, além de monitorar armadilhas larvitrampas, com a finalidade de identificar a presença ou não dos mosquitos Aedes na cidade de Guarapuava, e de levantar o número de casos de dengue registrados na cidade. Os resultados obtidos apontam que apesar do fator limitante da temperatura mínima ao desenvolvimento dos mosquitos Aedes aegypti e albopictus na cidade, em determinados períodos do ano foram identificados focos dos mosquitos que podem potencializar a ocorrência de uma superinfestação dos mosquitos Aedes aegypti e albopictus na cidade.

Downloads

Biografia do Autor

  • Luciana Conrado Ajuz, Secretaria Municipal de Saúde de Guarapuava.

    Departamento de Vigilância Sanitária de Guarapuava. Geógrafa pela Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

  • Leandro Redin Vestena, Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO.

    Professor do Departamento de Geografia. Geógrafo e Mestre em Geografia pela UFPR. Doutor em Engenharia Ambiental pela UFSC. Bolsista Produtividade Fundação Araucária.

Downloads

Publicado

22-07-2014

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

AJUZ, Luciana Conrado; VESTENA, Leandro Redin. INFLUÊNCIA DA PLUVIOSIDADE E TEMPERATURA AMBIENTE NA LONGEVIDADE E FECUNDIDADE DOS AEDES AEGYPTI E ALBOPICTUS NA CIDADE DE GUARAPUAVA-PR E POSSIBILIDADE DE SUPERINFESTAÇÃO. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 10, n. 18, p. 1–18, 2014. DOI: 10.14393/Hygeia1019688. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/19688. Acesso em: 12 abr. 2025.