AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO QUANTO AO CÂNCER DE PELE E SUA RELAÇÃO COM EXPOSIÇÃO SOLAR EM ALUNOS DO SENAC DE APARECIDA DE GOIÂNIA

Autores

  • Izadora Gonçalves Splicido Lo Turco SENAC GO

DOI:

https://doi.org/10.14393/Hygeia616997

Palavras-chave:

adolescentes, proteção solar, câncer de pele.

Resumo

Apesar de ser de fácil prevenção o câncer de pele é a forma de câncer que mais acomete a população atual. A intensidade e frequência de exposição ao sol durante os primeiros 20 anos de vida são os principais agentes etiológicos para seu aparecimento. No entanto, poucos são os adolescentes que utilizam proteção solar de forma habitual e adequada. O objetivo do estudo foi avaliar o conhecimento quanto ao câncer de pele, sua relação com exposição solar e prevenção em alunos do SENAC de Aparecida de Goiânia. Foi realizado um estudo qualitativo por meio de questionário contendo 21 itens, sendo todas as questões de múltipla escolha, distribuído a 77 estudantes do programa jovem aprendiz, alfabetizados, com idade entre 18 e 20 anos. Dos entrevistados 83% conhecem os danos e consequências da exposição solar, 29% não utilizam filtro solar e 25% dos estudantes se expõem ao sol entre 10 e 16hs. Constatou-se que a maioria dos alunos conhece os riscos da exposição solar e os meios de proteção, porém, ainda se expõem excessivamente ao sol em horários impróprios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Izadora Gonçalves Splicido Lo Turco, SENAC GO

Graduação em Fisioterapia pela Universidade do Sagrado Coração (2000). Atualmente é docente da graduação do curso de Estética e Cosmética da Faculdade Cambury, ministrante dos cursos de Drenagem Linfática do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) . Especialista em Fisioterapia Dermatofuncional pelo Centro de Desenvolvimento Científico em Saúde, especialista em Fisioterapia Ambulatorial e Hospitalar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) de Botucatu.

Downloads

Publicado

02-02-2011

Como Citar

TURCO, I. G. S. L. AVALIAÇÃO DO CONHECIMENTO QUANTO AO CÂNCER DE PELE E SUA RELAÇÃO COM EXPOSIÇÃO SOLAR EM ALUNOS DO SENAC DE APARECIDA DE GOIÂNIA. Hygeia - Revista Brasileira de Geografia Médica e da Saúde, Uberlândia, v. 6, n. 11, p. 31–43, 2011. DOI: 10.14393/Hygeia616997. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/hygeia/article/view/16997. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Artigos