Ideias fora do lugar na aula de história: historiografia e conceitos dos alunos sobre escravidão no Brasil
Resumo
O artigo apresenta um breve desenho do debate sobre escravidão, fala dos avanços na luta por uma história afro-brasileira e, em vista da ressignificação cultural, aponta a necessidade de considerar o conhecimento prévio do aluno sobre o tema a partir de conteúdos de ensino de História. Tais conhecimentos são necessários para que se vá além da denúncia da violência da escravidão e que se leve para a sala de aula as construções mais recentes da historiografia sobre a escravidão no Brasil em vista de quebra de estereótipos e mudança de atitudes.
PALAVRAS-CHAVE:
Escravidão no Brasil. Ensino de História. Conhecimento prévio. Lei 10.639/03.
ABSTRACT:
This article makes a historiography discussion about slavery theme, indicates the advances in combats for afro-brasilian history and, in view of cultural re-sense shows a need to consider the student's prior knowledge and content of teaching History. These knowledges are essential to move beyond the denunciation of the violence of slavery and lead to the classroom buildings of the recent historiography on slavery in Brazil in view of breaking of stereotypes and changing attitudes.
KEYWORDS:
Slavery in Brazil. Teaching history. Prior knowledge. 10.639/03 law.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude de aparecerem em revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.
Todo conteúdo da Revista História & Perspectivas de http://www.seer.ufu.br/index.php/historiaperspectivas está licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 4.0 Internacional.