Avanços e recuos presentes nas políticas nacionais de alfabetização no Brasil desde o século XX: a escrita como um código ou como um sistema?

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-62452

Palabras clave:

Alfabetização, Leitura e escrita, Construtivismo, Didática, Formação de professores

Resumen

O presente trabalho acompanha o percurso pelo qual se estabeleceu a discussão acerca dos métodos de ensinar a ler e a escrever, ao longo do século XX. Trata-se de um período marcado por grande interesse em conquistar a melhor maneira de garantir a alfabetização. Verifica, por meio de revisão de literatura e pesquisa documental, como o Brasil passa pela teoria do déficit até chegar ao Construtivismo. O artigo visa também fazer uma breve análise sobre as implicações didáticas do revezamento entre os métodos nas políticas nacionais de alfabetização em diferentes momentos, entre os quais ganham destaque dois exemplos de adesão à teoria construtivista, e as consequências desastrosas das escolhas que envolvem a PNA (Política Nacional de Alfabetização) de 2019.

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Biografía del autor/a

Marisa Garcia, Faculdade Messiânica - Brasil

Doutora  em  Educação  Pontifícia Universidade Católica de São Paulo; coordenadora e professora  do curso de Pedagogia da Faculdade Messiânica - SP.

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Publicado

2021-07-20

Cómo citar

GARCIA, M. . Avanços e recuos presentes nas políticas nacionais de alfabetização no Brasil desde o século XX: a escrita como um código ou como um sistema?. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 543–557, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-62452. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/62452. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar