Formação de professores alfabetizadores: uma reflexão a partir das percepções do processo formativo no PNAIC
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-60419Palabras clave:
Políticas públicas;, Formação continuada, Alfabetização, LetramentoResumen
Apresenta-se os resultados de uma pesquisa que buscou identificar as percepções que alfabetizadoras descreveram sobre a formação vivenciada no Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Para isso, desenvolveu-se uma pesquisa qualitativa, por meio da aplicação de questionário com professoras de uma cidade do interior de Minas Gerais. A partir da análise de conteúdo agrupou-se as respostas em três dimensões de análise: o processo formativo como alfabetizadora; conceitos teóricos em relação ao processo de alfabetização e ações pedagógicas para a alfabetização. As professoras apontaram que a formação possibilitou um (re)pensar do trabalho pedagógico sobre a leitura e a escrita realizado nas escolas.
Descargas
Métricas
Citas
ALARCÃO, I. Formação continuada como instrumento de profissionalização docente. In: VEIGA, I. P. A. (Org.). Caminhos da profissionalização do magistério. Campinas: Papirus, 1998.
BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.
BRASIL. PCN’s em ação. Programa de desenvolvimento profissional continuado: alfabetização. Brasília: Secretaria de Ensino Fundamental, 1999.
BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Secretaria de Educação Fundamental. Programa de Formação de Professores Alfabetizadores: Documento de Apresentação. Brasília: MEC/SEF, 2001.
BRASIL. Guia Geral do Pró-Letramento. Brasília, 2007.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: formação de professores no pacto nacional pela alfabetização na idade certa. Brasília: MEC, SEB, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: currículo no ciclo de alfabetização: perspectiva para uma educação do campo: educação do campo: unidade 1. Brasília: MEC/SEB, 2012.
BRASIL. Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação – PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, seção 1, 26 jun. 2014.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Interdisciplinaridade no ciclo de alfabetização. Caderno de Apresentação / Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Brasília: MEC, SEB, 2015. 76 p.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Alfabetização. Política Nacional de Alfabetização. Brasília: MEC, SEALF, 2019.
CABRAL, G. R. Pensando a inserção de políticas de formação continuada de professores em um município de pequeno porte: o que dizem os sujeitos dessa formação? 2015. 302p.Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-graduação em Educação do Departamento de Educação do Centro de Teologia e Ciências Humanas. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rido de Janeiro, 2015.
FERREIRO, E.; TEBEROSKY. A Psicogênese da língua escrita. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
FLICK, U. Pesquisa qualitativa: teoria, métodos, aplicação na psicologia e nas ciências sociais. Reinbek: Rowohlt, 1995.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
HEINZ, D. P.; KOERNER, R. M. A formação do professor alfabetizador: em busca da prática da Formação Docente, Revista Brasileira de pesquisa sobre formação docente. Belo Horizonte, v. 05, n. 08, p. 80-91, jan./jun. 2013.
MANZATO, A. J.; SANTOS, A. B. A elaboração de questionários na pesquisa quantitativa. 2012. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~vera.carmo/Ensino_2012_1/ELABORACAO_QUESTIONARIOS_PESQUISA_QUANTITATIVA.pdf. Acesso em: 22 mar. 2020.
MELO, W. V.; BIANCHI, C. S. Discutindo estratégias para a construção de questionários como ferramenta de pesquisa. Revista Brasileira de Ensino de C&T., v. 8, n. 3, p. 43-59, maio/ago. 2015. DOI: https://doi.org/10.3895/rbect.v8n3.1946.
MORAIS, A. G. M.; ALBUQUERQUE, E. B. C. de; LEAL, T. F. (Org.) Alfabetização: apropriação do sistema de escrita alfabética. Belo Horizonte: Autêntica, 2005.
MORAIS, A. Sistema de escrita alfabética. São Paulo: Editora Melhoramentos, 2012.
NÓVOA, A. Vidas de professores. Porto: Porto Codex, 1995.
NÓVOA, A. Formação de professores e trabalho pedagógico. Lisboa: Educa, 2002.
SCHÖN, D. A. Educando o professor reflexivo: um novo design para o ensino e a aprendizagem. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.
SOARES, M. B. Alfabetização: a questão dos métodos. São Paulo: Contexto, 2016.
SOARES, M. B. Letramento: um tema em três gêneros. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 1998.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.