Iniciação à Docência no PIBID/UNEB: práticas de leitura e escrita

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n2a2021-59072

Palabras clave:

Letramento, Oficina, Leitura, Escrita, PIBID

Resumen

Este artigo apresenta a aplicação de uma oficina, utilizando-se o gênero textual Histórias em Quadrinhos (HQs). Discute a importância da utilização do gênero textual HQs, enquanto forma de sensibilizar os estudantes para a ampliação do desenvolvimento do nível de leitura e escrita. Adotou-se a abordagem qualitativa e a pesquisa do tipo participante, tendo como instrumento para coleta de informações a observação e a entrevista semiestruturada. Para análise dos dados, utilizou-se a Análise de Conteúdo. Os resultados evidenciaram que os textos do gênero HQs utilizados como facilitadores de ensino-aprendizagem não só contribuíram para o desenvolvimento dos estudantes, mas também estimularam a criatividade e o incentivo à leitura e à escrita.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Simone Teles da Silva Santos, Universidade do Estado da Bahia - Brasil

Mestra em Educação e Contemporaneidade pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa Educação Ambiental, Políticas Públicas e Gestão Social dos Territórios – GEPET – UNEB. Especialista em Inovação Social com ênfase em Economia Solidária e Agroecologia pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Baiano – IF Baiano. Licenciada em Pedagogia pela Universidade do Estado da Bahia – UNEB.

Citas

AMADO, Ângela Aparecida Fernandes. Gêneros textuais na alfabetização e letramento. Orientador: Prof. Me. Paulo Sérgio Fernandes. 2013. 73 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Pedagogia) – Centro Universitário Católico Salesiano Auxilium, Lins (SP), 2013.

BAKHTIN, Mikhail Mjkhailovitch. Estética da criação verbal. Tradução feita a partir do francês por Maria Emsantina Galvão G. Pereira; revisão da tradução Marina Appenzellerl. São Paulo: Martins Fontes, 1997 (Coleção Ensino Superior). 2 CD-ROM.

BARI, Valéria Aparecida. O potencial das histórias em quadrinhos na formação de leitores: busca de um contraponto entre os panoramas culturais brasileiro e europeu. Orientador: Waldomiro Vergueiro. 2008. 420 f. Tese (Doutorado em Ciência da Informação) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade do Estado de São Paulo, São Paulo, 2008. DOI: https://doi.org/10.11606/t.27.2008.tde-27042009-121512.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Gêneros orais e escritos na escola. 2. ed. Campinas (SP): Mercado de Letras, 2004.

ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Pesquisa Qualitativa em Educação: Fundamentos e Tradições. Porto Alegre: Artmed, 2010.

KLEIMAN, Ângela B. (Org.). Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas (SP): Mercado de Letras, 1995.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

MARINHO, Marildes; CARVALHO, Gilcinei Teodoro (Orgs.). Cultura escrita e letramento. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010. DOI: https://doi.org/10.18676/cadernoscenpec.v2i1.101.

SOARES, Magda; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. Alfabetização e letramento: caderno do professor. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005 (Coleção Alfabetização e Letramento).

TFOUNI, Leda V. Letramento e alfabetização. 10 ed. São Paulo: Cortez, 2010.

VAL, Maria da Graça Costa et al. Produção escrita: trabalhando com gêneros textuais. Caderno do formador. Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2007 (Coleção Alfabetização e Letramento).

VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQs no ensino. In: BARBOSA, Alexandre et al. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinho na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014. p.7-30.

VILELA, Túlio. Os quadrinhos na aula de História. In: BARBOSA, Alexandre et al. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos na sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2014. p. 105-129.

UNIVERSIDADE DO ESTADO DA BAHIA – UNEB. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID. Salvador: UNEB, 2019. Disponível em: https://portal.uneb.br/pibid/. Acesso em: 17 jun. 2021.

Publicado

2021-07-21

Cómo citar

SANTOS, S. T. da S. . Iniciação à Docência no PIBID/UNEB: práticas de leitura e escrita. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 10, n. 2, p. 769–783, 2021. DOI: 10.14393/REPOD-v10n2a2021-59072. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/59072. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê Diálogos sobre alfabetização: das políticas públicas ao cotidiano escolar