Financiamento da Educação Básica no Brasil – desconstrução e reconstrução político-histórica
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v10n1a2021-57746Palabras clave:
Políticas Públicas, Fundeb, Gestão democrática da educação, Estado e políticas sociaisResumen
O presente artigo tem o objetivo de fazer um percurso histórico concernente ao financiamento da educação brasileira, embasado em pesquisas de França (2004), Saviani (2008) e Pinto (2002, 2012, 2020). Considerando o percurso desde o período colonial e os impactos com as eventuais mudanças legais que, consequentemente, atingem diretamente o funcionamento e a qualidade da Educação Básica nas instituições públicas, com destaque para as Políticas Públicas de criação e implementação do FUNDEF (1996), FUNDEB (2007) e o novo FUNDEB (2020), desvelando avanços, acompanhados por resistência na luta para qualidade da educação pública e gratuita, com o fortalecimento dos conselhos de acompanhamento e controle social, na busca pela democracia, transparência e descentralização na gestão financeira de recursos.
Descargas
Métricas
Citas
ALVES, Thiago; PINTO, José Marcelino de Rezende. As múltiplas realidades educacionais dos municípios no contexto do FUNDEB. Revista de Financiamento da Educação. São Paulo – SP. Vol. 10, n. 23, 2020. Disponível em: https://www.seer.ufrgs.br/fineduca/article/view/104091/58639. Acesso em: 14 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.22491/fineduca-2236-5907-v10-104091.
BORDENAVE, Juan E. Díaz. O que é participação. São Paulo: Brasiliense, 1994.
BRASIL. Agência Câmara de Notícias. Projeto de lei regulamenta novo Fundeb. 2020. Disponível em: https://www.camara.leg.br/noticias/688278-projeto-de-lei-regulamenta-novo-fundeb/. Acesso em: 14 out. 2020.
BRASIL. Lei Federal nº 4024/1961– fixa as Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, 1961. Disponível em: https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/108164/lei-de-diretrizes-e-base-de-1961-lei-4024-61. Acesso em: 14 out. 2020.
BRASIL. Lei Federal nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as Diretrizes e Bases para a Educação Nacional. Brasília, 1996a. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9394.htm. Acesso em: 14 out. 2020.
BRASIL. Lei Federal nº 9.424 de 24 de dezembro de 1996. Dispõe sobre o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e Valorização do Magistério. Brasília, 1996b. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9424.htm. Acesso em: 14 out. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Balanço do primeiro ano do FUNDEF. Brasília: MEC, 1999. CURY, Carlos Roberto Jamil. Financiamento da Educação Brasileira: do subsídio literário ao FUNDEB. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S2175-62362018000401217&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 20 ago. 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação. Brasília, 2014. Disponível em: http://pne.mec.gov.br. Acesso em: 13 out. 2020.
BRASIL. Câmara dos Deputados Federais. Projeto de Lei nº 4372/2020 – Regulamenta o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação – FUNDEB, de que trata o art. 212-A da Constituição Federal e dá outras providências. (inteiro teor). Disponível em: https://www.camara.leg.br/proposicoesWeb/fichadetramitacao?idProposicao=2261121. Acesso em: 14 out. 2020a.
BRASIL. Câmara dos Deputados Federais. Emenda Constitucional nº 108/2020 – Altera a Constituição Federal e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Emendas/Emc/emc108.htm. Acesso em: 14 out. 2020a.
CHAIA, Josephina, Financiamento escolar no segundo império. Marília: Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Marília, 1965.
FERNANDES, Francisco das Chagas. Ministério da Educação. Do FUNDEF ao FUNDEB: mudança e avanço. Brasília, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/textosecr/fundef_ao_fundeb.pdf. Acessado em: 20 ago. 2020.
FRANÇA, Magna. Política educacional de descentralização financeira: as diretrizes governamentais do período de 1990 a 2001. p. 143-158. Revista Gestão em Ação. Salvador – BA, 2004. Disponível em: http://www.gestaoemacao.ufba.br/revistas/gav7n204.PDF. Acesso em: 13 out. 2020.
FREIRE, Eduardo José. O PAPEL DO CONSELHO DE ACOMPANHAMENTO E CONTROLE SOCIAL DO FUNDEB. 2014. p. 1-15. Revista Eletrônica Multidisciplinar de Alta Floresta. Alta Floresta – MT. Disponível em: http://www.faflor.com.br/revistas/refaf/index.php/refaf/article/viewFile/123/pdf. Acessado em 23/07/2020.
LAJA, Vanessa Oliveira; TAVARES, Elisabeth dos Santos; COSTA, Michel da. Políticas Públicas implementadas na Educação no Brasil: um olhar sobre o FUNDEB. In: A educação no âmbito do político e de suas tramas 6 [Recurso eletrônico] / Organizadores Marcelo Máximo Purificação, Elisângela Maura Catarino, Éverton Nery Carneiro. – Ponta Grossa, PR: Atena, 2020. Disponível em: https://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/artigoPDF/36305. Acesso em: 14 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.22533/at.ed.5062018059.
PINTO, José Marcelino de Rezende. Financiamento da Educação no Brasil: um balanço do Governo FHC (1995-2002). Rev. Educ. Soc., Campinas, vol. 23, n. 80, setembro/2002, p. 108-135 Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/es/v23n80/12927.pdf. Acesso em: 14 out. 2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0101-73302002008000008.
PINTO, José Marcelino de Rezende. Financiamento da educação básica A divisão de responsabilidades. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 6, n. 10, p. 155-172. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/176. Acesso em: 13 out. 2020.
RAMOS, Regina Célia. DI GIORGI, Cristiano Amaral. Do Fundef ao Fundeb: avaliando o passado para pensar o futuro: um estudo de caso no município de Pirapozinho – SP. In: Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Vol. 19. n. 72. Rio de Janeiro, 2011. Disponível em: www.scielo.br/scielo.php? script=sci_arttext&pid=S0104-40362011000400009. Acesso em 16/04/2020. DOI: https://doi.org/10.1590/s0104-40362011000400009.
SAVIANI, Dermeval. Política Educacional Brasileira: limites e perspectivas. Revista de Educação. PUC-Campinas, Campinas, n. 24, p. 7-16, junho 2008. Disponível em: https://www.aedi.ufpa.br/parfor/letras/images/documentos/ativ2_2014/breves/breves2012/poltica%20educacional%20brasileira%20limites%20e%20perspectivas.pdf. Acesso em: 13 out. 2020.
SEMERARO, Giovanni. Gramsci e a sociedade civil: cultura e educação para a democracia. 2. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.