Educação em tempo integral no Brasil: rupturas, avanços, permanências e desafios de uma política pública no contexto escolar

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n3a2019-52565

Palabras clave:

Educação em Tempo Integral, Política Pública Educacional, Contexto Escolar

Resumen

Na presente entrevista, por meio do diálogo estabelecido com uma professora engajada na  luta em defesa da educação pública, propõe-se a fazer uma análise a respeito da educação integral em tempo integral. Para tal abordou-se alguns dos principais aspectos que influenciam na implementação e desenvolvimento dessa política no contexto escolar brasileiro. As reflexões contribuem para fomentar a crítica em torno de concepções vigentes, da estrutura, da legislação, ressaltando-se rupturas, avanços e lacunas que ainda persistem. O balanço analítico em torno da experiência dos Ciep, no Rio de Janeiro nas décadas de 1980/1990, coloca em discussão os limites e desafios dessa política e ao mesmo tempo resgata-a enquanto possibilidade de melhoria do ensino público promovendo maior igualdade educacional visto que permite ampliar as experiências formativas dos alunos, sobretudo das camadas populares.  

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Publicado

2020-02-05

Cómo citar

SOUZA, E. A. M. .; MUÑOZ PALAFOX, G. H.; SILVA, M. V. .; FRANÇA, R. L. de . Educação em tempo integral no Brasil: rupturas, avanços, permanências e desafios de uma política pública no contexto escolar. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 307–318, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v8n3a2019-52565. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/52565. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Entrevista / Dossiê