A inscrição da educação como direito social no Brasil: uma história viciada

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v8n3a2019-51948

Palabras clave:

Cidadania, Direito Social, Estado e Políticas de Educação, Nova Gestão Pública

Resumen

O presente artigo apresenta um debate em torno da conceituação histórica de cidadania e a inscrição da educação como direito social. Tem como objetivo apreciar os elementos explicativos de inscrição desse conceito e seus desdobramentos no âmbito das políticas educacionais, especialmente sob a égide dos interesses da Nova Gestão Pública (NGP). O trabalho tem como configuração conceitual a pesquisa bibliográfica e de contexto. Desta forma, buscou-se delinear apontamentos que auxiliam na compreensão de como ocorreu o estabelecimento das políticas educacionais no Brasil, e de como ela está amparada pelas conceituações em torno do direito à educação como elemento sustentador da política pública, mas que é afetada por interesses instados no cronograma da lógica de mercado.

 

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Publicado

2020-02-06

Cómo citar

SOUSA, F. B. de . A inscrição da educação como direito social no Brasil: uma história viciada. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 481–501, 2020. DOI: 10.14393/REPOD-v8n3a2019-51948. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/51948. Acesso em: 23 nov. 2024.

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