Evasão escolar no ensino médio sob a perspectiva dos docentes
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-05Palabras clave:
Ensino Médio, Evasão escolar, Professores, Precarização do trabalhoResumen
O objetivo deste artigo é discutir, a partir da perspectiva de professores do Ensino Médio, o fenômeno evasão escolar. Optou-se por uma abordagem qualitativa, do tipo estudo de caso. Os participantes da pesquisa foram 33 professores do Ensino Médio. Verifica-se que, mesmo diante dos avanços na legislação brasileira em relação a essa etapa, o problema da evasão escolar persiste entre os jovens e adolescentes brasileiros. Nesse sentido, conclui-se que as condições socioeconômicas dos alunos contribuem para o abandono escolar e, ainda, aspectos voltados para questões pessoais e subjetivas. Isso posto, a precarização do trabalho docente, como baixos salários, falta de recursos didáticos, dentre outros, contribuem, segundo os professores, para a evasão escolar no Ensino Médio uma vez que influenciam a performance docente.
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