Entrevista com Eliza Bartolozzi Ferreira

Autores/as

  • Maria Vieira Silva Universidade Federal Uberlândia (UFU)

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-03

Palabras clave:

Políticas de Ensino Médio, Emenda Constitucional 05, Condição juvenil

Resumen

Historicamente, o ensino médio tem apresentado significativos índices de evasão e repetência. Os aspectos que desencadeiam a ocorrência desses fenômenos são multifacetados e guardam conexões com múltiplas determinações derivadas de processos sócio-culturais, pedagógicos e político-econômicos.A presente entrevista tem como foco de reflexões aspectos relacionados a dinâmica de funcionamento do Ensino Médio na realidade brasileira.. São realizados balanços analíticos dos contornos e configurações referentes aos êxitos, intermitências e limitações das políticas educaicionais voltadas para a oferta desta etapa educacional, como também análises sobre as conexões necessárias entre o universo escolar e o universo juvenil, os impactos da Emenda Constitucional 95 sobre o financiamento da Educação Básica e a reforma do ensino médio.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

Maria Vieira Silva, Universidade Federal Uberlândia (UFU)

Presidente da Comissão Editorial da Revista Educação e Políticas em Debate. Doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas com estágio de pós-doutorado realizado no Centre de Recherches Sociologiques e Politiques de Paris – Université Paris VIII. Professora Titular de Políticas e Gestão da Faculdade de Educação da Educação da Universidade Federal de Uberlândia. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Polis, Políticas Educação e Cidadania – UFU. Diretora de Formação e Desenvolvimento da Associação Nacional de Política e Administração da Educação – ANPAE. Membro do Grupo de Trabalho Estado e Políticas Educacionais da ANPED e membro do Centro de Estudos Educação e Sociedade - CEDES.

Citas

FERREIRA, Eliza Bartolozzi. A contra reforma do ensino médio no contexto da nova ordem e progresso. Educação & Sociedade, Jun 2017, vol.38, no.139, p.293-308.

PERONI, V.; CAETANO, M. R. O público e o privado na educação Projetos em disputa? Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 9, n. 17, p. 337-352, jul./dez

Publicado

2017-12-30

Cómo citar

SILVA, M. V. Entrevista com Eliza Bartolozzi Ferreira. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 6, n. 3, 2017. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v6n3a2017-03. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/48110. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Políticas educacionais, trabalho docente e desempenho discente