Hegemonia, Cultura e Educação para onde caminhamos?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-11Palabras clave:
Hegemonia, Escolarização, CulturalResumen
Neste artigo buscamos a representação da escolarização/educação como mecanismo determinante na formação da cultura moderna. E como no século XXI este mecanismo apresenta indícios de ser desarticulado e substituído pelas mídias eletrônicas. Analisamos desde o processo de escolarização em massa, a partir do século XVI até os dias de hoje. Nesta análise utilizamos o conceito hegemonia do filósofo Italiano Antônio Gramsci e sua relação com o processo educativo – a pedagogia e a cultura. Neste jogo social, a escolarização em massa sofreu mutações, dentro do princípio experimental iluminista. Inicialmente com a ingênua missão de igualar seres humanos, mas tomada pela nova classe dominante, a burguesia, ser torna seu instrumento de ampliação de lucros e controle social. De libertadora das trevas da ignorância para a alienadora formação de descartáveis máquinas humanas.
Descargas
Métricas
Citas
ARAPIRACA, J. O. A USAID e a Educação Brasileira: um estudo a partir de uma abordagem crítica da teoria do capital humano. São Paulo, Autores Associados: Cortez, 1982.
CASTELLS, M. A Sociedade em Rede: Do Conhecimento à Acção Política. 2004. disponível em: http://eco.imooc.uab.pt/elgg/file/download/51670. Acesso em 10/07/2018.
CARNNOY, Martin Education as Cultural Imperialism. Longman Inc., New York, 3ª printing, 1977.
DURKHEIM, E. Sociologia, Educação e Moral. Tradução por Evaristo Santos. Porto: Rés Editora, 1984.
FARIAS FILHO, L. M. de; LOPES, E. M. T.; VEIGA, C. G. 500 anos de educação no Brasil. 3ª edição. Belo Horizonte: Autêntica, 2003.
GEERTZ, C.A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC Editora, 1989.
GRAMSCI, A. Concepção dialética da história. 4. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1981. 341 p. (Perspectivas do homem, v. 12). Inclui bibliografia e índice. ISBN (broch.).
MARCÍLIO, M. L. História da Escola em São Paulo e no Brasil. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo: Instituto Fernand Braudel, 2005.
MELLO, J. M. C. & NOVAIS, F. A.. Capitalismo Tardio e Sociabilidade Moderna In: História da Vida Privada no Brasil: Contrastes da intimidade contemporânea – São Paulo: Cia das Letras, 1998. pp.559-658.
MÉZÀROS, I. Educação para Além do Capital 2ª edição, Boitempo, SP 2008.
MOCHCOVITCH, L. G.Gramsci e a Escola. Ed Ática, SP, 3ª edição, 1992.
RIDENTI, M. Cultura e Política: os anos 1960 -1970 e sua herança. In: O tempo da ditadura: Regime militar e movimentos sociais em fins do século XX. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2012. 5ª Edição - (O Brasil Republicano Volume 4). p.133-166.
SAVIANI, D. História das idéias pedagógicas no Brasil. Campinas: Autores Associados, 2007. 473p