‘Tudo o que é sólido se desmancha no ar’: os Parâmetros Curriculares Nacionais, suas contribuições e suas inconsistências às práticas de ensino de história

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-08

Palabras clave:

Parâmetros Curriculares Nacionais, Ensino de História, Currículo

Resumen

Nossa proposta consiste em apresentar as principais diretrizes pedagógicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais para o ensino fundamental e médio, tendo em vista sua estrutura organizacional. Destacamos, particularmente, os limites e possibilidades de tal documento para a renovação do ensino de História com a finalidade não só de contribuir para o aprofundamento teórico-metodológico das práticas de ensino na educação básica, mas também fomentar políticas públicas endereçadas à constituição de propostas curriculares municipais ou estaduais, sem desconsiderar esforços anteriores.

 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Métricas

Cargando métricas ...

Biografía del autor/a

José Petrúcio de Farias Junior, Universidade Federal do Piauí - UFPI - Piauí - Brasil

Professor Adjunto I da Universidade Federal do Piauí. Doutor em História e Pós-Doutor em Educação
Coordenador Financeiro DINTER/UFU/UFPI. Coordenador dos Grupos de Pesquisas: Laboratório de
História Antiga e Medieval História e Culturas Religiosas.

Citas

ARAÚJO, U. F; LODI, L. H. Ética, cidadania e educação. In: Ética e cidadania: construindo valores na escola e na sociedade. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2007.

BARBOSA, V. Ensino de História local: redescobrindo sentidos. Saeculum – Revista de História,João Pessoa, PB, n.15, p. 57-85, 2006.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: História. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais para o ensino médio PCN+ Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais-Ciências Humanas e suas Tecnologias. Brasília/D.F: MEC –Secretaria de Educação Média e Tecnológica (SEMTEC), 2002.

BRASIL. MEC. Guia de livros didáticos: PNLD 2011: História. Brasília, 2010.

CANEN, A. Educação multicultural,identidade nacional e pluralidade cultural: tensões e implicações curriculares. Cadernos de Pesquisa, n. 111, 2000.

CERRI, L. F. Saberes históricos diante da avaliação do ensino: notas sobre os conteúdos de história nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio ENEM. Revista Brasileira de História, n.48, v. 24, 2005, p.213-231.

DOLZ, J. & OLLGNIER, E. O enigma da competência em educação. Porto Alegre: Artmed, 2004.

FERRARO JR, L. A. (Org.) Encontros e caminhos: formação de educadores ambientais e coletivos educadores. Brasília: MMA, Diretoria de Educação Ambiental, 2005.

FONSECA, S. G. & SILVA, M. A. Ensino de História hoje: errâncias, conquistas e perdas. Revista Brasileira de história. SP, v. 31, n. 60, p.13-33, 2010.

LE GOFF, J. História e memória. Trad. Irene Ferreira, Bernardo Leitão e Suzana Ferreira Borges. 5ª. ed. Campinas: Editora UNICAMP, 2006.

MAGALHÃES, M. S. Apontamentos para pensar o ensino de História hoje: reformas curriculares, ensino médio e formação do professor. Tempo, v.11, n. 21,2007.

PERRENOUD, P. Construir competências desde a escola. Porto Alegre: ArtMed, 1999.

SÃO PAULO. Proposta Curricular do Estado de São Paulo: história. São Paulo, Secretaria Estadual de Educação. 2008.

SEIXAS, J. A. Os campos (in)elásticos da memória: reflexões sobre a memória histórica. In: SEIXAS, J. A.; BRESCIANI,M. S. & BREPOHL, M. (orgs.) Razão e paixão na política. Brasília: Ed. UNB, 2002, p. 59-77.

SILVA, V. R. Concepções de História e de ensino em manuais para o ensino médio brasileiros, argentinos e mexicanos. Tese (Doutorado em História) – FFLCH/USP, 2006.

Publicado

2018-12-21

Cómo citar

FARIAS JUNIOR, J. P. de. ‘Tudo o que é sólido se desmancha no ar’: os Parâmetros Curriculares Nacionais, suas contribuições e suas inconsistências às práticas de ensino de história. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 7, n. 3, p. 448–469, 2018. DOI: 10.14393/REPOD.issn.2238-8346.v7n3a2018-08. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/47526. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Dossiê: Formação inicial e continuada de profissionais da educação: vieses políticos necessários