Institutional development plans: a dialogue with the educational inclusion of people with disabilities
DOI:
https://doi.org/10.14393/REPOD-v12n3a2023-68130Keywords:
Educational Management, Higher Education, InclusionAbstract
This work aimed to analyze the Institutional Development Plans of ten Brazilian Public Universities, with a General Index of Courses in range 5, in order to verify the process of educational inclusion of students with disabilities. The Institutional Development Plan is one of the most important documents of Higher Education Institutions. This document presents the school and its policies, constituting a management tool. From a descriptive documental analysis, it was found that we still have public institutions that do not even include students with disabilities in their selection processes and that although efforts are made to promote accessibility, there is still a long way to go for the Brazilian public university is prepared to educate everyone and recognizes that inclusion is a right and not an act of assistance.
Downloads
Metrics
References
ALCOBA, S. A. C. Estranhos no ninho: a inclusão de alunos com deficiência na Unicamp. 2008. 231f. Tese (Doutorado). Faculdade de Educação. UNICAMP, São Paulo, 2008.
ALENCAR, L. M. B. A evasão discente no contexto da reestruturação universitária: o caso dos cursos de administração e ciências contábeis da Universidade Federal do Espírito Santo. 2014. 205 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão Pública) – Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2014.
ANACHE; A. A.; ROVETTO, S. S. M.; OLIVEIRA, R. A. de. Desafios da implantação do atendimento educacional especializado no Ensino Superior. Revista Educação Especial, v. 27, n. 49, p. 299-312, 2014.
ANSAY, N. N. O acesso de estudantes com deficiência ao ensino superior no Brasil: direito ou concessão? Revista Educação e Políticas em Debate, v. 4, n.1, p.173-185, jan./jul. 2015
ANTUNES, K. V.; AMORIM, C. C. Os desafios da docência no ensino superior frente a inclusão de pessoas com deficiência nas universidades. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação, Araraquara, SP, v. 15, n. esp. 2, p. 1465-1481, ago. 2020.
ARRUDA, A. T. F. F. P.; CASTRO, E. L. de; BARRETO, R. F. Inclusão no Ensino Superior: Um desafio para a docência. Ensino em Perspectiva, Fortaleza, CE, v.1, n. 2, p. 1-6, 2020.
BOBBIO, N. A era dos direitos. Rio de Janeiro: Campus, 2004.
BORGES, M. L. et al. Desafios institucionais à inclusão de estudantes com necessidades educativas especiais no Ensino Superior. Revista Portuguesa de Educação, Braga, Portugal, v. 30, n. 2, p. 7-31, dez. 2017.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasilia, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm. Acesso em 31/08/2021.
BRASIL. PORTARIA nº 3.284, de 07 de novembro de 2003. Dispõe sobre requisitos de acessibilidade de pessoas portadoras de deficiências, para instruir os processos de autorização e de reconhecimento de cursos, e de credenciamento de instituições. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/port3284.pdf. Acesso em 10/06/2021.
BRASIL. Decreto nº 5296, de 02 de dezembro de 2004. Brasilia, DF, 2004a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm. Acesso em: 05 ago. 2021.
BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Brasília, DF, 2004b. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em 26/03/2021.
BRASIL. Lei nº 13.146, de 06 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Brasília, DF, 2015a. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em 26/03/2021.
BRASIL. Ministério da Educação. Plano Nacional de Educação PNE 2014-2024: Linha de Base. Brasília, DF: Inep, 2015b. Disponível em: https://pne.mec.gov.br. Acesso em 22/06/2021.
BRASIL, Lei nº 13.409, de 29 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Brasília, DF, 2016. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm. Acesso em 03/04/2021.
BRASIL. Portaria nº 1.201/GC3, de 13 de agosto de 2018. Brasília, DF, 2018. Disponível em: https://pesquisa.in.gov.br/imprensa/servlet/INPDFViewer?jornal=515&pagina=58&data=14/08/2018&captchafield=firstAccess. Acesso em: 26/07/2021.
BRASIL - MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). IGC. Brasília, DF, 2021. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/igc. Acesso em 06/04/2021.
BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO (MEC). Documento orientador Programa Incluir – Acessibilidade na Educação Superior. Secadi/Sesu-2013. Brasília/DF, 2013. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=13292-doc-ori-progincl&category_slug=junho-2013-pdf&Itemid=30192. Acesso em 10/08/2021.
CABRAL, L. S. A.; MELO, F. R. L. V. de. Entre a normatização e a legitimação do acesso, participação e formação do público-alvo da educação especial em instituições de ensino superior brasileiras. Educar em Revista, n. especial 3, p. 55-70, dez. 2017.
CASTANHO, D. M.; FREITAS, S. N. Inclusão e prática docente no ensino superior. Revista Educação Especial, v. 27, p. 93-99, 2006.
CERUTTI, E. Tecendo saberes sobre as tecnologias assistivas para o sujeito surdo no ensino superior. Revista Internacional de Educação Superior, Campinas, SP, v. 6, p. e020040, 2020. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/riesup/article/view/8656427. Acesso em: 29/08/2021.
CHAHINI, T. H. C. O percurso da inclusão de pessoas com deficiência na educação superior. Curitiba, PR: Appris, 2016.
CORREIA, V. do C.; LACERDA, T. C.; SOARES, I. da S. Acessibilidade Metodológica no ensino superior: recursos didáticos para a permanência do deficiente visual na atualidade. Cenas Educacionais, v. 4, p. 1-19, 2021.
DAL MAGRO, C. B.; RAUSCH, R. B. Plano de Desenvolvimento Institucional de Universidades Federais Brasileiras. Administração: Ensino e Pesquisa, v. 13, n. 3, p. 427-454, 2012.
DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO (DOI). Edital Nº 2 Concurso de Admissão aos cursos de Formação e Graduação de oficiais da ativa do quadro de engenheiros militares - Cfg/Ativa 2021/2022, Brasília, DF, seção 3, no. 102, p. 29-36. 01/06/2021.
FACCI, M. G. D; SILVA, M. C. da; SOUZA, M. P. R. de. Acesso ao ensino superior: será que vivemos, realmente, o processo de inclusão? Psicologia Escolar e Educacional, v. 22, p. 11-13, 2018.
FEITOSA, M. P.; CARVALHO, G. N. O atendimento educacional especializado no Ensino Superior: elementos para uma reflexão à luz das recentes políticas de inclusão de pessoas com deficiência nas Instituições de Ensino Superior brasileiras. Revista Educação e Políticas em Debate, v. 7, n. 3, p. 431-447, set./dez. 2018.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6. ed. São Paulo: Editora Atlas SA, 2008.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Instrumentos de avaliação. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/avaliacao-in-loco/instrumentos-de-avaliacao. Acesso em 30/04/2021.
MALUSÁ, S., SANTOS, A. F.; PORTES, R. M. L. Docência universitária numa perspectiva inclusiva: concepções e práticas no ensino superior. Revista Linhas, v. 11, n. 2, p. 145-168, 2010.
MARTINS, D. A.; LEITE, L. P.; LACERDA, C. B. F. de. Políticas públicas para acesso de pessoas com deficiência ao ensino superior brasileiro: uma análise de indicadores educacionais. Ensaio: avaliação de políticas públicas em educação, v.23, n. 89, p. 984-1014, out./dez. 2015.
MITTLER, P. Educação Inclusiva: Contextos sociais. Porto Alegre: Artmed, 2003.
ONU – Organização das Nações Unidas. Declaração Universal dos Direitos Humanos. 1948. Disponível em: https://brasil.un.org/sites/default/files/2020-09/por.pdf. Acesso em 01/09/2021
PEREIRA, G. M.; LIMA, I. F. de. Da exclusão ao acesso à educação: o papel da informação na inclusão da PCD na universidade. Informação em Pauta, v. 4, n. especial, p. 152-175, nov. 2019.
PERRENOUD, P. A Prática Reflexiva no Ofício de Professor: Profissionalização e Razão Pedagógica. Porto Alegre: Artmed, 2002.
RODRIGUES, D. A Inclusão na Universidade: limites e possibilidades da construção de uma universidade inclusiva. Revista Educação Especial, n. 23, p. 9-15. 2004.
SANTOS, M. P. dos. Dialogando sobre inclusão em educação: contando casos (e descasos). Curitiba: CRV, 2013.
SEGENREICH, S. C. D. O PDI como referente para avaliação de Instituições de Educação Superior: Lições de uma Experiência. Ensaio: avaliação de políticas públicas em educação, v.13, n.47, p. 149-168.2005.
SOARES, S. R.; CUNHA, M. I. da. Programas de pós-graduação em educação: lugar de formação da docência universitária? Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 7, n. 14, p. 577-604. 2010.
UNESCO – Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura. World Conference on Higher Education in the Twenty-first Century: Vision and Action, Paris. 1998. Disponível em: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000113878_spa. Acesso em: 01/09/2021.
VALLADÃO, A.; DHOM, L.; SILVA, P. N. Avanços e desafios de acessibilidade e inclusão na UFMG – entrevista com Adriana Valladão. Revista Docência no Ensino Superior, v. 9, p. 1-8, 2019.
VEIGA NETO, A. Incluir para Excluir. In: VEIGA NETO, A.; LARROSA, J.; SCKLIAR, C. Habitantes de Babel: políticas e poéticas da diferença. Belo Horizonte: Autêntica, 2001, p.105-118.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 Revista Educação e Políticas em Debate
This work is licensed under a Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.