Affirmative actions for admission to the Triângulo Mineiro Federal Institute: a case analysis of technical courses on Campus Uberlândia

Authors

DOI:

https://doi.org/10.14393/REPOD-v11n3a2022-67825

Keywords:

Affirmative actions, Selective process, Federal Institute, Places

Abstract

In view of the various discussions on combating ethnic, racial, religious, gender and many other discriminations present in Brazilian society, in 2012 one of the main affirmative actions in the educational sphere was started, through Law 12.711, of August 29 of the same year. This policy intends to ensure the participation of students from public schools, from disadvantaged families with low income, self-declared black, brown or indigenous or with disabilities in universities or federal institutes. Therefore, this article was constructed as a result of researches carried out for a Doctoral thesis in Education at the Federal University of Uberlândia (UFU) along with the Professional Master's Degree in Technological Education at the Federal Institute of Triângulo Mineiro (IFTM). The study aimed to analyze, from the perspective of Law 12.711/2012, the admission policy implemented by the IFTM Campus Uberlândia in the last 5 years, from 2016 to 2020. Percentages related to the 4 technical courses integrated to high school were analyzed, for being the courses that bring together the largest number of places offered by the institution. Supported by a bibliographical and documentary research, it was possible to illustrate the case of the IFTM Campus Uberlândia, which as a Higher Education Institution (HEI) works to promote education from the perspective of an inclusive and democratic society.

Downloads

Download data is not yet available.

Metrics

Metrics Loading ...

Author Biographies

Sthéfany Araújo Melo, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Brasil

Mestrado em Educação Profissional e Tecnológica pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro. Atua no Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia, Uberlândia-MG, Brasil.

Ana Clara Santos Costa, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Brasil

Mestranda em Educação Profissional em Educação Tecnológica pelo Instituto Federal, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba. Atua no Instituto Federal do Triângulo Mineiro – Campus Uberlândia, Uberlândia-MG, Brasil.

Adriano Eurípedes Medeiros Martins, Instituto Federal do Triângulo Mineiro - Brasil

Doutorado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Atua no Instituto Federal, Ciência e Tecnologia do Triângulo Mineiro - Campus Uberaba, Uberaba-MG, Brasil.

Robson Luiz de França, Universidade Federal de Uberlândia - Brasil

Doutorado em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Atua na Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia-MG, Brasil.

References

BRASIL. Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Regulamenta a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/decreto/d7824.htm . Acesso em: 20 out. 2021.

BRASIL. Decreto nº 9.034, de 20 de abril de 2017. Altera o Decreto n º 7.824, de 11 de outubro de 2012, que regulamenta a Lei n º 12.711, de 29 de agosto de 2012, que dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2017/decreto/d9034.htm. Acesso em: 20 out. 2021.

BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2007-2010/2008/lei/l11892.htm. Acesso em: 20 out. 2021.

BRASIL. Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012. Dispõe sobre o ingresso nas universidades federais e nas instituições federais de ensino técnico de nível médio e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12711.htm. Acesso em: 20 out. 2021.

BRASIL. Lei nº 13.409, de 28 de dezembro de 2016. Altera a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, para dispor sobre a reserva de vagas para pessoas com deficiência nos cursos técnico de nível médio e superior das instituições federais de ensino. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2016/lei/l13409.htm. Acesso em: 20 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 18, de 11 de outubro de 2012. Dispõe sobre a implementação das reservas de vagas em instituições federais de ensino de que tratam a Lei nº 12.711, de 29 de agosto de 2012, e o Decreto nº 7.824, de 11 de outubro de 2012. Disponível em: http://www.prograd.ufu.br/legislacoes/portaria-normativa-no-18-de-11-de-outubro-de-2012-mec-implementacao-de-cotas. Acesso em: 20 out. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Portaria Normativa nº 21, de 05 de novembro de 2012. Dispõe sobre o Sistema de Seleção Unificada - Sisu. Disponível em: https://sisu.mec.gov.br/#/legislacao#onepage. Acesso em: 20 out. 2021.

IFTM. Edital nº 17, de 08 de outubro de 2015. Edital de Processo Seletivo: cursos Técnicos de Nível Médio 2016/1. Uberaba, MG, 08 out. 2015. p. 1-28. Disponível em: https://iftm.edu.br/ingresso/processo-seletivo/index.php?id=Ccty5QTMSCRJ363QqN. Acesso em: 20 out. 2021.

IFTM. Edital nº 20, de 21 de setembro de 2016. Edital de Processo Seletivo: cursos Técnicos de Nível Médio 2017/1. Uberaba, MG, 21 set. 2016. p. 1-29. Disponível em: https://iftm.edu.br/ingresso/processo-seletivo/index.php?id=Yciy2kTMSCRJ173DqN. Acesso em: 22 out. 2021.

IFTM. Edital nº 20, de 12 de setembro de 2017. Edital de Processo Seletivo: cursos Técnicos de Nível Médio 2018/1. Uberaba, MG, 12 set. 2017. p. 1-29. Disponível em: https://iftm.edu.br/ingresso/processo-seletivo/index.php?id=WcvyyIjMSCRJ125DqN. Acesso em: 22 out. 2021.

IFTM. Edital nº 22, de 25 de setembro de 2019. Edital de Processo Seletivo: cursos Técnicos de Nível Médio 20/1. Uberaba, MG, 25 set. 2019. p. 1-33. Disponível em: https://iftm.edu.br/ingresso/processo-seletivo/index.php?id=KcdywkjMSCRJ415ZqN. Acesso em: 22 out. 2021.

IFTM. Resolução “ad referendum” IFTM nº 59, de 07 de abril de 2021. Dispõe sobre aprovação do regulamento do Núcleo de Estudos de Diversidade de Sexualidade e Gênero – NEDSEG. Disponível em: https://iftm.edu.br/visao/loader.php?src=c0217a4925975c32ae1bdaf234bd991e. Acesso em: 22 out. 2021.

IFTM. Resolução “ad referendum” IFTM nº 71, de 13 de julho de 2021. Dispõe alteração da Resolução IFTM Nº 54/2020 – Regulamento dos procedimentos de verificação da autodeclaração de candidatos autoidentificados negros (pretos e pardos) e indígenas para ingresso em vagas iniciais dos cursos técnicos de graduação e pósgraduação do IFTM. Disponível em: https://iftm.edu.br/visao/loader.php?src=9ddedab89e00375b4b92b81295602951. Acesso em: 20 out. 2021.

IFTM. Resolução IFTM nº 14, de 27 de março de 2018. Dispõe sobre a aprovação da Resolução Ad Referendum nº 77/2017, que versa sobre a alteração da Resolução n. 39/2012 - Regulamento do Programa de Ações Afirmativas do IFTM. Disponível em: https://iftm.edu.br/visao/loader.php?src=876930321875c536cf8c1849277105bc. Acesso em: 30 out. 2021.

Published

2022-12-23

How to Cite

MELO, S. A.; COSTA, A. C. S.; MARTINS, A. E. M.; FRANÇA, R. L. de. Affirmative actions for admission to the Triângulo Mineiro Federal Institute: a case analysis of technical courses on Campus Uberlândia. Revista Educação e Políticas em Debate, [S. l.], v. 11, n. 3, p. 1192–1206, 2022. DOI: 10.14393/REPOD-v11n3a2022-67825. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/67825. Acesso em: 23 nov. 2024.

Issue

Section

CONTINUOUS DEMAND