O processo histórico de formação do sistema-mundo capitalista e a sua dinâmica: uma interpretação a partir de Braudel, Marx, Arrighi e Wallerstein

Autores/as

  • Henrique de Abreu Grazziotin Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v34n1a2019-40899

Resumen

Este artigo tem como objetivo construir, de forma sintética, uma interpretação acerca da formação do sistema-mundo capitalista com base nos principais conceitos teóricos de Fernand Braudel, Karl Marx, Giovanni Arrighi e Immanuel Wallerstein para uma compreensão geral desse complexo fenômeno. Braudel explica a formação do capitalismo mercantil na Europa apoiado nos conceitos de vida material, economia de mercado e capitalismo, com a ascensão da sociabilidade mercantil, elemento essencial da circulação capitalista. Marx, a partir do processo de acumulação primitiva, explica como se criam as condições para a produção capitalista em que se confrontam de um lado, o capitalista, detentor dos meios de produção; e de outro, o trabalhador assalariado. Por fim, buscamos em Braudel, Arrighi e Wallerstein uma compreensão da dinâmica global do sistema-mundo no modo de produção capitalista, com sua divisão hierárquica entre centro, periferia e semiperiferia, seus ciclos sistêmicos de acumulação e suas mudanças de centro hegemônico.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Henrique de Abreu Grazziotin, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Mestre em Economia do Desenvolvimento pelo Programa de Pós-Graduação em Economia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGE-UFRGS) e bacharel em Economia laureado pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atualmente é Analista Econômico-Financeiro no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE).

Publicado

2019-12-20

Cómo citar

GRAZZIOTIN, H. de A. O processo histórico de formação do sistema-mundo capitalista e a sua dinâmica: uma interpretação a partir de Braudel, Marx, Arrighi e Wallerstein. Revista Economia Ensaios, Uberlândia, Minas Gerais, Brasil, v. 34, n. 1, 2019. DOI: 10.14393/REE-v34n1a2019-40899. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistaeconomiaensaios/article/view/40899. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Artigos