METODOLOGIAS INOVADORAS E ENSINO DE GEOGRAFIA: PRODUÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
DOI:
https://doi.org/10.14393/REG-v14-n26-2023-76330Palabras clave:
Metodologias ativas, Geografia, GlobalizaçãoResumen
O objetivo desse trabalho é apresentar um relato de experiência na produção de Tecnologias Educacionais em uma turma do 9º ano dos Ensino Fundamental (anos finais) de uma escola privada no município de Belém, no estado do Pará, no primeiro bimestre do ano de 2022 e serviu como atividade de avaliação qualitativa para a primeira avaliação bimestral geral da disciplina de Geografia. A atividade deu origem a 4 (quatro) Tecnologias Educacionais e aplicadas na mesma turma pelos próprios alunos produtores. E demonstrar que o uso de metodologias inovadoras, como a produção de Tecnologias Educacionais, é capaz de gerar inovação, criatividade, dinamismo, interação e potencialização na compreensão e do assunto analisado. A produção de Tecnologias Educacionais pelos próprios alunos do ensino básico é viável e precisa ser potencializado nas escolas brasileiras. Além de os próprios alunos terem a criatividade para cria-las, incentivou as pesquisas para elaboração de perguntas, incentivou o trabalho coletivo, que estimula a conviver de forma mais pacífica com pensamento diferentes (que apareceram na fase de criação); melhora a interação, que muitas vezes é vista como menor nessa fase da vida; e promove o trabalho manual, que é muitas vezes colocado de lado em prol de um estilo de aprendizagem mais tradicional.
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Citas
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