A PESQUISA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NA REVISTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA DE 2011 A 2020

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v14-n26-2023-76292

Palabras clave:

Ensino de Geografia, Pesquisa, Ensino com Pesquisa, Professor Pesquisador

Resumen

O presente artigo apresenta o resultado de uma revisão bibliográfica, metodologicamente estruturada como uma revisão sistemática de literatura, que se encarregou de analisar as discussões sobre o uso da Pesquisa no Ensino de Geografia publicadas no recorte temporal de 2011 a 2020. Para o desenvolvimento deste trabalho, um protocolo prévio foi definido e seguido e, com isso, foi possível eleger a Revista de Ensino de Geografia, da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, como base de dados para busca e seleção dos estudos. Os trabalhos publicados nesta revista referentes ao uso da pesquisa no ensino de Geografia totalizam 07 estudos de abordagem qualitativa, sendo 05 artigos científicos e 02 relatos de experiência e prática. As informações obtidas nos textos publicados na referida revista foram sistematizadas, sobretudo, a partir da identificação de aspectos convergentes no campo temático em discussão. Com isso, foi possível verificar as concepções de pesquisa nas quais os estudos se fundamentam e, também, destacar a abordagem das experiências vividas pelos autores, os quais apresentam situações-problema presentes no ensino de Geografia, ora na educação básica, ora na educação superior, acompanhadas de proposições que indicam o uso da pesquisa no ensino de Geografia ou na formação do professor desse componente curricular. Desse modo, concluiu-se que as discussões sobre o recorte temático, de modo geral, direcionam para a necessidade de formação do professor de Geografia como pesquisador, na perspectiva de que a pesquisa deve fazer parte da formação e atuação do professor de Geografia.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Tatiane Nunes Loiola Vieira, Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia

Mestre em Ensino pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB); Licenciada em Geografia pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB); Vice-diretora do Colégio Estadual do Campo de Botuporã.

Adriana David Ferreira Gusmão, Universidade Federal de Sergipe

Doutora em Geografia pela Universidade Federal de Sergipe (UFS); Docente do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-graduação em Ensino na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB).

Citas

BAGNO, Marcos. Pesquisa na Escola: o que é, como se faz. São Paulo: Edições Loyola, 2014.

BUSATO, André de Azevedo; SANTOS, Eliete Almeida dos; MIRANDA, Sérgio Luiz. Metodologia do trabalho com projetos em estágio curricular de licenciatura em Geografia articulando ensino, pesquisa e extensão. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 11, n. 21, p. 38-71, jul./dez. 2020.

CAVALCANTI, Lana de Souza. Pensar pela Geografia: ensino e relevância social. Goiânia: C&A Alfa Comunicação, 2019.

DEMO, Pedro. Pesquisa: Princípio Científico e Educativo. São Paulo: Cortez, 8ª ed., 2001.

DEMO, Pedro. Educar pela pesquisa. Campinas: Autores Associados, 10ª ed., 2015.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

GALVÃO, Maria Cristiane Barbosa; RICARTE, Ivan Luiz Marques. Revisão Sistemática da Literatura: conceituação, produção e publicação. Rio de Janeiro: LOGEION: Filosofia da informação, v. 6 n. 1, p.57-73, set.2019/fev. 2020. DOI: https://doi.org/10.21728/logeion.2019v6n1.p57-73.

GASPARIN, João Luiz; BRUM, Luíza. Ensino com Pesquisa: um desafio para a aprendizagem na educação básica. Curitiba: CRV, 2019.

KLUG, André Quandt; MOLIN, Adriana Dal; DIAS, Liz Cristiane. Ensinar pela pesquisa: a educação geográfica e o papel do professor-pesquisador. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 06, p. 65-78, 2015.

MARTINS, Jorge Santos. Projetos de Pesquisa: estratégias de ensino e aprendizagem em sala de aula. Campinas-SP: Armazém do Ipê, 2007.

MENEZES, Sônia de Souza Mendonça. Inserção da pesquisa na prática de ensino da Geografia: experiências com a leitura das manifestações culturais. Revista Eletrônica do Programa de Pós-Graduação em Geografia da UFPel, Pelotas-RS, v. 03, p. 232-250, 2017. DOI: https://doi.org/10.15210/gm.v3i2.11867.

MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. São Paulo: Papirus, 2009.

SANTOS, Leovan Alves. Ensinar Geografia pela pesquisa: possibilidades de construção do pensamento espacial pelos alunos. Goiânia: UFG, 2015. Disponível em: https://repositorio.bc.ufg.br/tede/bitstream/tede/4752/5. Acesso em: 05 de mai. 2021.

SANTOS, Leonardo Pinto dos; MENEZES, Victória Sabbado; COSTELLA RoselaneZordan. Ser professor é ser pesquisador: a contribuição do PIBID na formação do educador pesquisador. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 5, n. 9, p. 169-176, jul./dez. 2014.

SEVERINO, Antônio Joaquim; SEVERINO, Estêvão Santos. Ensinar e aprender com pesquisa no ensino médio. São Paulo: CRV, 2012.

SILVA, Antônia Carlos da. A pesquisa como Princípio Científico e Educativo na prática do professor de Geografia. In: SILVA, A. C. da; SILVA, J. F. da; OLIVEIRA, J. C. A. de; OLIVEIRA, Paulo W. A. de; OLIVEIRA, S. G. de; ARAÚJO, M. A. G. de. (Orgs.). Geografia, ensino e pesquisa: produzindo saberes. Curitiba: CRV, 2012.

SILVA, Mayrele Macedo da; LIMA, Alcilândia Furtado de; CUNHA, Maria Soares da. Geografia Escolar: um olhar a partir de pesquisas acadêmicas e da observação realizada no Ensino Fundamental II em Mauriti/CE. In: SILVA, A. C. da; SILVA, J. F. da; OLIVEIRA, J. C. A. de; OLIVEIRA, Paulo W. A. de; OLIVEIRA, S. G. de; ARAÚJO, M. A. G. de. (Orgs.). Geografia, ensino e pesquisa: produzindo saberes. Curitiba: CRV, 2012.

SILVA, Vicente de Paulo da. O ensino de Geografia por meio de projetos de pesquisa: experiências em escolas públicas de Uberlândia-MG. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 2, n. 2, p. 23-38, jan./jun. 2011.

SILVA, Vicente de Paulo da. A pesquisa e suas contribuições para a formação de professores de Geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 3, n. 4, p. 95-100, jan./jun. 2012.

SOBRINHO, Antonio Izidro; LIMA, José Ronaldo de; SILVA, Jemima Silvestre da. Análise da desigualdade social por meio da pesquisa como princípio educativo: estudo de caso na cidade de Patos-PB. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 9, n. 17, p. 46-58, jul./dez. 2018.

SOUSA, Raimunda Áurea Dias de. Ensino e pesquisa em Geografia. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 7, n. 12, p. 71-81, jan./jun. 2016.

Publicado

2023-07-18

Cómo citar

VIEIRA, T. N. L.; GUSMÃO, A. D. F. A PESQUISA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NA REVISTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA DE 2011 A 2020. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 26, p. 2–25, 2023. DOI: 10.14393/REG-v14-n26-2023-76292. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76292. Acesso em: 13 dic. 2024.

Número

Sección

Artigos