METODOLOGIAS INOVADORAS E ENSINO DE GEOGRAFIA: PRODUÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL

Authors

  • Anderson Carlos Fontes da Silva Universidade Federal do Pará
  • Guilherme Luis Cassundé da Silva Universidade Federal do Pará
  • Luan Pereira Cruz Universidade Federal do Pará

DOI:

https://doi.org/10.14393/REG-v14-n26-2023-76330

Keywords:

Metodologias ativas, Geografia, Globalização

Abstract

O objetivo desse trabalho é apresentar um relato de experiência na produção de Tecnologias Educacionais em uma turma do 9º ano dos Ensino Fundamental (anos finais) de uma escola privada no município de Belém, no estado do Pará, no primeiro bimestre do ano de 2022 e serviu como atividade de avaliação qualitativa para a primeira avaliação bimestral geral da disciplina de Geografia. A atividade deu origem a 4 (quatro) Tecnologias Educacionais e aplicadas na mesma turma pelos próprios alunos produtores. E demonstrar que o uso de metodologias inovadoras, como a produção de Tecnologias Educacionais, é capaz de gerar inovação, criatividade, dinamismo, interação e potencialização na compreensão e do assunto analisado. A produção de Tecnologias Educacionais pelos próprios alunos do ensino básico é viável e precisa ser potencializado nas escolas brasileiras. Além de os próprios alunos terem a criatividade para cria-las, incentivou as pesquisas para elaboração de perguntas, incentivou o trabalho coletivo, que estimula a conviver de forma mais pacífica com pensamento diferentes (que apareceram na fase de criação); melhora a interação, que muitas vezes é vista como menor nessa fase da vida; e promove o trabalho manual, que é muitas vezes colocado de lado em prol de um estilo de aprendizagem mais tradicional.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Anderson Carlos Fontes da Silva, Universidade Federal do Pará

Mestrando do Programa de Pós Graduação em Geografia da Universidade Federal do Pará. Especialista em Metodologia do Ensino de Geografia pela Faculdade Vicente, São Paulo; e Professor de Geografia do Ensino Básico da Rede Privada. E-mail: anderson.fontes.silva@ifch.ufpa.br

Guilherme Luis Cassundé da Silva, Universidade Federal do Pará

Discente de Graduação em Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Pará. E-mail: guilherme.silva@ananindeua.ufpa.br

Luan Pereira Cruz, Universidade Federal do Pará

Discente de Graduação em Licenciatura em Geografia da Universidade Federal do Pará. E-mail: luan.cruz@ananindeua.ufpa.br

References

DEWEY, John. A escola e a sociedade. A criança e o currículo. Lisboa: Relógio D’ água. 2002.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 1.ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra 1974.

KERAWALLA, L.; LITTLETON, K.; SCANLON, E.; JONES, A.; GAVED, M.; COLLINS,T.; PETROU, M. Personal inquiry learning trajectories in geography: Technological support across contexts. Interactive learning environments, 2013.p 497-515.

MARTINS, I., GOUVÊA, G., PICCININI, C. Aprendendo com imagens. Cienc. Cult., São Paulo, v. 57, n. 4, out./dez. 2005.

NASCIMENTO, J. M.; AMARAL, E. M. R. O papel das interações sociais e de atividades propostas para o ensino-aprendizagem de conceitos químicos. Ciência & Educação, Bauru, v. 18, n. 3, p. 575-592, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1516-73132012000300006.

NOVAK, Joseph. Learning, creating and using knowledge. London: Lawrence Erlbaum. 1998.

OLIVEIRA, K. Marta. Vygotsky: aprendizado e desenvolvimento um processo sócio- histórico. 1. ed. São Paulo: Editora Scipione 2010.

STRAFOFINI, Rafael. Ensinar Geografia: o desafio da totalidade mundo nos anos iniciais. São Paulo: Annablume, 2004.

ROCHA, Helena do Socorro Campos da. Tecnologias educacionais afrofuturistas na Biologia. In: Colóquio Interdisciplinar Virtual do IFPA|Campus Belém, 05, 2020, Belém, Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Pará. A Produção Acadêmica sobre a Educação, Ciência e Tecnologia no Isolamento Social. Anais... Belém: IFPA, p. 1-3.

SANTOS, Regis Stresser dos; MOURA, Jeane Delgado Paschoal. As metodologias ativas no ensino de Geografia: um olhar para a produção científica e a prática docente. Caminhos de Geografia, Uberlândia-MG, v. 22, n. 82, p. 70–88, ago. 2021. DOI: https://doi.org/10.14393/RCG228255765.

Published

2023-07-18

How to Cite

SILVA, A. C. F. da; SILVA, G. L. C. da; CRUZ, L. P. METODOLOGIAS INOVADORAS E ENSINO DE GEOGRAFIA: PRODUÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL. Revista de Ensino de Geografia, Uberlândia, v. 14, n. 26, p. 197–206, 2023. DOI: 10.14393/REG-v14-n26-2023-76330. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76330. Acesso em: 13 dec. 2024.

Issue

Section

Relato de experiência