Revista de Ensino de Geografia https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia pt-BR revistaensinogeografia@ig.ufu.br (Sergio Luiz Miranda) revistaensinogeografia@ig.ufu.br (Sergio Luiz Miranda) Tue, 18 Jul 2023 00:00:00 -0300 OJS 3.3.0.13 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 Publicação semestral do Laboratório de Ensino de Geografia – LEGEO https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76291 Antonio Marcos Machado de Oliveira , Sérgio Luiz Miranda Copyright (c) 2023 Antonio Marcos Machado de Oliveira , Sérgio Luiz Miranda https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76291 Tue, 18 Jul 2023 00:00:00 -0300 A PESQUISA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: ANÁLISE DAS PUBLICAÇÕES NA REVISTA DE ENSINO DE GEOGRAFIA DE 2011 A 2020 https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76292 <p>O presente artigo apresenta o resultado de uma revisão bibliográfica, metodologicamente estruturada como uma revisão sistemática de literatura, que se encarregou de analisar as discussões sobre o uso da Pesquisa no Ensino de Geografia publicadas no recorte temporal de 2011 a 2020. Para o desenvolvimento deste trabalho, um protocolo prévio foi definido e seguido e, com isso, foi possível eleger a Revista de Ensino de Geografia, da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, como base de dados para busca e seleção dos estudos. Os trabalhos publicados nesta revista referentes ao uso da pesquisa no ensino de Geografia totalizam 07 estudos de abordagem qualitativa, sendo 05 artigos científicos e 02 relatos de experiência e prática. As informações obtidas nos textos publicados na referida revista foram sistematizadas, sobretudo, a partir da identificação de aspectos convergentes no campo temático em discussão. Com isso, foi possível verificar as concepções de pesquisa nas quais os estudos se fundamentam e, também, destacar a abordagem das experiências vividas pelos autores, os quais apresentam situações-problema presentes no ensino de Geografia, ora na educação básica, ora na educação superior, acompanhadas de proposições que indicam o uso da pesquisa no ensino de Geografia ou na formação do professor desse componente curricular. Desse modo, concluiu-se que as discussões sobre o recorte temático, de modo geral, direcionam para a necessidade de formação do professor de Geografia como pesquisador, na perspectiva de que a pesquisa deve fazer parte da formação e atuação do professor de Geografia.</p> Tatiane Nunes Loiola Vieira, Adriana David Ferreira Gusmão Copyright (c) 2023 Tatiane Nunes Loiola Vieira, Adriana David Ferreira Gusmão https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76292 Tue, 18 Jul 2023 00:00:00 -0300 A FORMAÇÃO INICIAL DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA E AS MUDANÇAS EM PERCURSO: COMPREESÃO CRÍTICA PARA LECIONAR NO ENSINO HÍBRIDO https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76307 <p>Objetivando favorecer a reflexão dos professores acerca do seu papel crítico diante das mudanças educacionais que estão sendo apresentadas como indispensáveis, discutiremos neste trabalho a formação inicial do professor de geografia e as perspectivas para o trabalho com o ensino híbrido na educação básica com uma perspectiva crítica em relação às reformas curriculares de orientação neoliberal. Para tanto, realizamos uma pesquisa qualitativa, na modalidade colaborativa, com 16 licenciandos do curso de Geografia da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, com o intuito de não apenas investigar as suas concepções quanto ao objeto investigado, mas, sobretudo, refleti-las e construir novas possibilidades para o ensino. Fizemos a aplicação de questionário, desenvolvimento de oficinas formativas, elaboração de planos de aula e contínuas discussões. Vimos que os modelos híbridos de ensino se encontram intimamente relacionados aos interesses neoliberais de redução de custos da educação pública e manutenção de um projeto de educação nacional alinhada ao perfil do mercado. A pesquisa pôde ampliar os horizontes para a formação de professores de Geografia, colaborando com estratégias para a prática de hibridização do ensino de forma crítica.</p> Maria Edwirges Gomes da Silva, Josandra Araújo Barreto de Melo Copyright (c) 2023 Maria Edwirges Gomes da Silva, Josandra Araújo Barreto de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76307 Tue, 18 Jul 2023 00:00:00 -0300 A GEOGRAFIA DA POPULAÇÃO E O NOVO ENSINO MÉDIO: COMO A BNCC E OS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS DO PNLD 2021 ABORDAM O TEMA POPULAÇÃO? https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76308 <p>A Geografia da População é uma subárea fundamental da Geografia para o entendimento da espacialidade dos fenômenos geográficos por ser o fluxo que caracteriza o espaço. Nesse sentido, as temáticas correlatas são essenciais para o desenvolvimento do raciocínio geográfico na escola. Nos últimos anos, o Ensino Médio brasileiro tem passado por mudanças significativas, institucionalizadas pela lei que criou o “novo” Ensino Médio, e executadas por meio de ações como a Base Nacional Comum Curricular – BNCC do Ensino Médio e o Programa Nacional do Livro e do Material Didático – PNLD 2021. De forma a perceber o impacto dessas mudanças nos livros didáticos que chegam às mãos dos professores de identificar como essa proposta curricular e sua Geografia desde então, buscamos instrumentalização, por meio dos livros didáticos, abordam os temas de Geografia da População. Para tanto, foi realizada análise de conteúdo da BNCC do Ensino Médio para Ciências Humanas e Sociais Aplicadas e dos livros didáticos indicados para a mesma área pelo PNLD em 2021. Sobre os temas de Geografia da População, encontramos potencialidades na BNCC, mas muitas fragilidades nos livros didáticos, o que poderá ser melhor constatado com a leitura do artigo.</p> Romerito Valeriano da Silva, Elisângela Gonçalves Lacerda Copyright (c) 2023 Romerito Valeriano da Silva, Elisângela Gonçalves Lacerda https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76308 Tue, 18 Jul 2023 00:00:00 -0300 POR UMA CONCEPÇÃO INTEGRADORA DO CONCEITO DE TERRITÓRIO NO ENSINO DE GEOGRAFIA https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76310 <p>As diretrizes de abordagens para o conceito de território nos Parâmetros Curriculares Nacionais e na Base Nacional Comum Curricular o restringem quase completamente à dimensão material e econômica da realidade. Essa compreensão quando aplicada ao ensino resulta no empobrecimento do ensino de geografia, escapando dimensões fundamentais derivadas das vivências e experiências dos estudantes. Assim, o presente trabalho, partindo da experiência de estágio supervisionado no ensino fundamental, analisa as concepções acerca do conceito de território presentes nos documentos curriculares oficiais e em livro didático e apresenta possibilidades didáticas de uma concepção de território integradora aplicada ao ensino de geografia. Esse caminho se mostrou consistente, posto que capaz de despertar maior interesse dos alunos, que passam a estabelecer conexões entre conteúdos formais e vida cotidiana. O trabalho foi construido com base nas aulas ministradas e na revisão bibliográfica, especialmente em Luckesi (1994), Haesbaert (2006), Saquet (2007, 2012) Moreira (2014), Massey (2017) e Girotto (2017).</p> Hudson Nascimento de Sousa Filho, Reges Sodré da Luz Silva Dias Copyright (c) 2023 Hudson Nascimento de Sousa Filho, Reges Sodré da Luz Silva Dias https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76310 Tue, 18 Jul 2023 00:00:00 -0300 VIAJANDO NOS ATLAS: DO LIVRO PARA A INTERNET NO ENSINO REMOTO https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76313 <p>Os Atlas Escolares são materiais paradidáticos que tradicionalmente constam nas bibliotecas das escolas públicas, no entanto são pouco utilizados nos dias atuais, seja por estarem desatualizados, em mal estado de conservação ou pela chegada das geotecnologias. No entanto, a falta de internet nas escolas faz com que ambos os recursos não sejam utilizados. Com as medidas de isolamento social impostas pela pandemia de Covid 19, resultando na adoção do ensino remoto, a falta de infraestrutura de estudos em casa por alunos de escolas públicas do Rio de Janeiro levou professores a buscarem estratégias didáticas diferenciadas. Este artigo relata a experiência da utilização de Atlas Escolares a partir de videoaulas produzidas e disponibilizadas em canal na internet, dirigidas a professores e alunos, permitindo o letramento cartográfico e a revalorização do Atlas enquanto material didático.</p> Marcio Luiz Gonçalves D’Arrochella, Christy Beatriz Najarro Guzmán Copyright (c) 2023 Marcio Luiz Gonçalves D’Arrochella, Christy Beatriz Najarro Guzmán https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76313 Tue, 18 Jul 2023 00:00:00 -0300 ENSINO DE GEOGRAFIA NAS ESCOLAS COM JOGOS DIGITAIS https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76315 <p>Com a revolução tecnológica e o avanço da globalização, as informações, em sua maioria, são criadas e renovadas de formas simultâneas. Isso se projeta diretamente na maneira como as pessoas se relacionam em sociedade. Diante disso, a educação escolar deve ser pensada a partir da integração do mundo digital como parte do cotidiano da sociedade contemporânea. Neste processo, a Geografia, assim como as demais disciplinas têm um papel fundamental para a formação socioespacial e cidadã, podendo contribuir com o uso de metodologias de ensino que contemplem o trabalho com aparatos tecnológicos a exemplos dos jogos digitais. Desta forma, o objetivo deste artigo é compreender quais os benefícios dos jogos digitais como instrumento de aprendizagem no ensino de Geografia na educação. A pesquisa foi realizada com abordagem qualitativa de análise de dados, na forma de Revisão Integrativa de Literatura (RIL), através de periódicos e artigos pesquisados, que buscaram solucionar os problemas de pesquisa por meio das referências teóricas investigadas. Assim, buscamos responder: quais são os benefícios dos jogos para a aprendizagem de Geografia nos anos finais do Ensino Fundamental? Os resultados da pesquisa revelam que as tecnologias digitais da informação e comunicação fazem parte da realidade educacional e os jogos digitais são ferramentas pedagógicas potenciais na aprendizagem de Geografia, oportunizando a construção de conhecimentos sobre os conceitos geográficos, aspectos físicos, políticos, sociais, culturais, ambientais e, consequentemente tornando as aulas mais prazerosas, por motivar a participação dos alunos.</p> Samuel Santos Araujo Copyright (c) 2023 Samuel Santos Araujo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76315 Tue, 18 Jul 2023 00:00:00 -0300 GEOGRAFIA, ENSINO, TECNOLOGIAS E EDUCAÇÃO NO CONTEXTO DA PANDEMIA DE COVID-19: PARA UM BOM EDUCADOR, MEIA TECNOLOGIA BASTA? https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76318 <p>O presente artigo de revisão bibliográfica, resultante de parte de um Trabalho de Conclusão de Curso da Licenciatura em Geografia, tem por objetivo principal propor uma análise acerca do uso de tecnologias no ensino de Geografia e seu desenrolar no contexto pandêmico. Isso porque se acredita que apesar dos empecilhos para a continuidade das aulas de geografia com uso de tecnologia, houve avanços no fazer dessa ciência no contexto escolar, inclusive no contexto das desigualdades sociais escancaradas por esse momento de quebra de paradigmas. Buscou-se para essa discussão estudos relacionando tecnologia, ensino de Geografia e os desafios para avançar no contexto pandêmico, destacando-se os resultados de três estudos de 2021 e 2022 acerca dos principais desafios relacionados pelos pesquisadores nos níveis fundamental e médio, em estágio no nível superior e com o uso de geotecnologias. Desse modo, por mais que tenham ocorrido empecilhos, o empenho e dedicação dos professores foram essenciais em seu fazer profissional, com competência e criatividade para fazer acontecer o ensino de geografia em meio à pandemia de Covid 19.</p> Wilcilene da Silva Corrêa Coêlho, Vilma Terezinha de Araújo Lima Copyright (c) 2023 Wilcilene da Silva Corrêa Coêlho, Vilma Terezinha de Araújo Lima https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76318 Tue, 18 Jul 2023 00:00:00 -0300 AS PROPRIEDADES E CARACTERÍSTICAS DO SOLO: A COLORTECA COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM NA GEOGRAFIA https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76319 <p>Compreender a importância do solo na relação sociedade-natureza é fundamental para o entendimento do seu manejo sustentável. A forma superficial com que esse tema aparece na Base Nacional Curricular Comum (BNCC) na área de Geografia pode contribuir para a falta de interesse dos alunos e professores nessa abordagem. A pesquisa tem como objetivo propor a elaboração de uma colorteca a partir da coleta de amostras de solo com a finalidade de propiciar uma aprendizagem significativa para o estudo do solo. A metodologia utilizada envolveu a construção do corpus teórico por intermédio de pesquisa bibliográfica e trabalho de campo em cinco municípios dos estados da Paraíba e Tocantins com a finalidade de mostrar os procedimentos para a elaboração de uma colorteca, que demonstrou ser uma ferramenta pedagógica de baixo custo, podendo der aplicada em qualquer município. Como resultado, destaca-se que atividades envolvendo coleta e análise do solo a partir da sua coloração podem se constituir em uma importante ferramenta de ensino-aprendizagem, permitindo compreender que as características do solo podem determinar o tipo de uso pela sociedade, aproximando o tema do cotidiano do aluno.</p> José Carlos Bezerra, Tatiana Colasante Copyright (c) 2023 José Carlos Bezerra, Tatiana Colasante https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76319 Tue, 18 Jul 2023 00:00:00 -0300 APRENDIZAGEM BASEADA EM PROJETOS (ABP): PROPOSTA DIDÁTICA NO ENSINO REMOTO DE GEOGRAFIA https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76321 <p>A Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) é uma metodologia ativa, que permite a problematização da realidade, na qual os alunos buscam, de forma cooperativa, soluções para os problemas do mundo real, proporcionando a formação de cidadãos crítico-reflexivos. Nesse contexto, a ABP no ensino de Geografia possibilita a construção dos conhecimentos geográficos, permitindo que o aluno aprenda a partir de sua realidade, se tornando protagonista de seu próprio conhecimento. Assim, o objetivo principal desta pesquisa foi investigar a utilização da Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) como proposta didática para a construção de conhecimentos geográficos significativos no 6⁰ ano, numa escola pública no município de Sumé/PB, no contexto do ensino remoto. A pesquisa é qualitativa e exploratória, do tipo pesquisa colaborativa. Para a sua execução, ocorreu a aplicação de um plano de trabalho da ABP na turma. Como resultados, verificou-se que a utilização da ABP promoveu a educação geográfica, sendo possível desenvolver o pensamento espacial, estimulando o raciocínio geográfico.</p> Kalina Fernanda Cavalcanti Ferreira, Josandra Araújo Barreto de Melo Copyright (c) 2023 Kalina Fernanda Cavalcanti Ferreira, Josandra Araújo Barreto de Melo https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76321 Tue, 18 Jul 2023 00:00:00 -0300 MAQUETES E JOGOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76329 <p>Os relatos que seguem foram produzidos a partir da experiência como docente da disciplina Fundamentos e Metodologia do Ensino de Geografia no curso de Pedagogia da Universidade Federal do Tocantins. A dificuldade dos discentes em compreender temas e conteúdos geográficos foi a motivação para a utilização de diferentes recursos didáticos, de forma que os estudantes pudessem ler o espaço e o lugar em que vivem, bem como compreender conceitos de forma mais dinâmica e interessante. Além disso, os recursos didáticos precisavam ser adaptados para se ensinar Geografia nos Anos Iniciais, uma vez que os pedagogos ocuparão os espaços escolares voltados para a educação infantil. O procedimento metodológico foi dividido em três etapas: em um primeiro momento ocorreu a revisão bibliográfica mediada com aulas dialógicas; em um segundo momento, os discentes produziram as maquetes e os jogos que serviriam como recursos didáticos para a mediação pedagógica; em um terceiro momento, os estudantes adaptaram estes instrumentos para ensinar os conteúdos geográficos nos Anos Iniciais. Esse processo tem duração de um semestre, e o resultado são discentes mais envolvidos e curiosos em compreender o espaço e o lugar do seu cotidiano. E, mais que isso, capazes de explicar os fenômenos sociais, naturais, culturais que produzem o espaço geográfico de maneira mais lúdica e eficaz.</p> Jorgeanny de Fátima R. Moreira Copyright (c) 2023 Jorgeanny de Fátima R. Moreira https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76329 Tue, 18 Jul 2023 00:00:00 -0300 O URBANO IMAGINADO E REPRESENTADO NAS AULAS DE GEOGRAFIA EM ESCOLA DE ENSINO MÉDIO NA CIDADE DE BARREIRA-CE https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76326 Viviane Melo Santos Copyright (c) 2023 Viviane Melo Santos https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76326 Tue, 18 Jul 2023 00:00:00 -0300 METODOLOGIAS INOVADORAS E ENSINO DE GEOGRAFIA: PRODUÇÃO DE TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS POR ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76330 <p>O objetivo desse trabalho é apresentar um relato de experiência na produção de Tecnologias Educacionais em uma turma do 9º ano dos Ensino Fundamental (anos finais) de uma escola privada no município de Belém, no estado do Pará, no primeiro bimestre do ano de 2022 e serviu como atividade de avaliação qualitativa para a primeira avaliação bimestral geral da disciplina de Geografia. A atividade deu origem a 4 (quatro) Tecnologias Educacionais e aplicadas na mesma turma pelos próprios alunos produtores. E demonstrar que o uso de metodologias inovadoras, como a produção de Tecnologias Educacionais, é capaz de gerar inovação, criatividade, dinamismo, interação e potencialização na compreensão e do assunto analisado. A produção de Tecnologias Educacionais pelos próprios alunos do ensino básico é viável e precisa ser potencializado nas escolas brasileiras. Além de os próprios alunos terem a criatividade para cria-las, incentivou as pesquisas para elaboração de perguntas, incentivou o trabalho coletivo, que estimula a conviver de forma mais pacífica com pensamento diferentes (que apareceram na fase de criação); melhora a interação, que muitas vezes é vista como menor nessa fase da vida; e promove o trabalho manual, que é muitas vezes colocado de lado em prol de um estilo de aprendizagem mais tradicional.</p> Anderson Carlos Fontes da Silva, Guilherme Luis Cassundé da Silva, Luan Pereira Cruz Copyright (c) 2023 Anderson Carlos Fontes da Silva, Guilherme Luis Cassundé da Silva, Luan Pereira Cruz https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 https://seer.ufu.br/index.php/revistadeensinodegeografia/article/view/76330 Tue, 18 Jul 2023 00:00:00 -0300