Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR) e as contribuições da extensão universitária para a sociedade

um relato de vivência

Autores/as

  • Jamile Bezerra Cantalice Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • João Alves do Nascimento Junior Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Michelle Christini Araújo Vieira Universidade Federal do Vale do São Francisco
  • Adriana de Fátima Meira Vital Universidade Federal de Campina Grande

DOI:

https://doi.org/10.14393/REE-v0n00-62472

Palabras clave:

Extensão universitária, Educação popular, Ações sustentáveis

Resumen

O presente relato objetiva descrever a experiência extensionista do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR), cujas atividades foram realizadas em escolas públicas e comunidades rurais para ampliar o diálogo sobre a educação em solos, práticas conservacionistas e transição agroecológica. Essa ação de extensão universitária está alocada no Campus da Universidade Federal de Campina Grande, no município de Sumé, microrregião do Cariri, Paraíba. O PASCAR e seus projetos trabalham de maneira dialógica, com atividades lúdicas e participativas, que envolvem palestras interativas, exposições temáticas, feiras, programa de rádio, oficinas e rodas de prosa. Ao longo de dez anos, o PASCAR tem sido destaque nas ações da extensão universitária popular, podendo se verificar que já criou uma vertente de identidade do Campus e dos acadêmicos, assim como uma forte presença nas comunidades para além dos muros da instituição, por fortalecer os laços da universidade com a realidade local, quebrando a visão dualista e cartesiana ainda reinante, destacando-se como elo permanente entre Universidade e Comunidade, com ampla relevância interdisciplinar, educativa, cultural, social, científica e política para os cursos de graduação em Agroecologia, Engenharia de Biossistemas e Educação do Campo.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jamile Bezerra Cantalice, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Mestranda em Extensão Rural na Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

João Alves do Nascimento Junior, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutor em Psicologia (Psicologia Social e Saúde) pela Universidade Federal do Espírito Santo, Brasil; professor adjunto da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

Michelle Christini Araújo Vieira, Universidade Federal do Vale do São Francisco

Doutora em Saúde Pública pela Universidade Federal da Bahia, Brasil; professora da Universidade Federal do Vale do São Francisco, Pernambuco, Brasil.

Adriana de Fátima Meira Vital, Universidade Federal de Campina Grande

Doutora em Ciência do Solo pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil; professora da Universidade Federal de Campina Grande, Paraíba, Brasil; líder do Grupo de Pesquisa Educação em Solos; coordenadora do Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR).

Citas

BRASIL DE FATO. O debate étnico-racial no Cariri Paraibano: encontros e trajetórias de pesquisa. João Pessoa-PB, 22 jan. 2021. Disponível em: https://images02.brasildefato.com.br/d15aef1c5344126ddc2521c7ac1830ea.jpeg. Acesso em: 4 set. 2021.

COIMBRA, J. A. A. Linguagem e percepção ambiental. In: PHILIPPI JÚNIOR, A.; ROMÉRO, M. de A.; BRUNA, G. C. Curso de Gestão Ambiental. Barueri, SP: Manole, 2004. p. 525 -547.

FERNANDES, M. C. et al. Universidade e a extensão universitária: a visão dos moradores das comunidades circunvizinhas. Educação em Revista, Belo Horizonte, v. 28, n. 4, p. 169-94, 2012. Doi: 10.1590/S0102-46982012000400007. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edur/a/SfxX7fpVccbMrSSDHqCSNhy/?lang=pt. Acesso em: 1º jul. 2021.

FONTES, L. E. F.; MUGGLER, C. C. Educação não formal em solos e o meio ambiente: desafios na virada do milênio. In: CONGRESO LATINOAMERICANO DE LA CIENCIA DEL SUELO, 14., 1999. Anais [...]. Pucón (Chile): Universidad de la Frontera, 1999.

FREIRE, P. Extensão ou comunicação? 11. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2001.

ITPS – Intergovernmental Technical Panel on Soils. Disponível em: https://www.fao.org/global-soil-partnership/itps/en/. Acesso em: 15 ago. 2021.

FAO – Food and Agriculture Organization of the United Nations. Status of the world’s soil resources: main report. Rome, Italy: FAO, 2015. Disponível em: https://www.fao.org/documents/card/en/c/c6814873-efc3-41db-b7d3-2081a10ede50/. Acesso em: 15 ago. 2021.

LIMA, M. R. O solo no ensino de ciências no nível fundamental. Ciência & Educação, Bauru, v. 1, n. 3, p. 383-395, 2005. Doi: 10.1590/S1516-73132005000300004. Disponível em: https://www.scielo.br/j/ciedu/a/hPmDvMgnKqDH5Zzwv3H39kF/abstract/?lang=pt. Acesso em: 3 jul. 2021.

LUCENA, R. L.; PACHECO, C. O Cariri paraibano: aspectos geomorfológicos, climáticos e de vegetação, 2011. Disponível em: http://observatoriogeograficoamericalatina.org.mx/egal12/Procesosambientales/Climatologia/25.pdf. Acesso em: 15 ago. 2021.

MELO NETO, J. F. de. Extensão popular. João Pessoa: Editora UFPB, 2006.

MUGGLER, C. C.; PINTO SOBRINHO F. de A.; MACHADO V. A. Educação em solos: princípios, teoria e métodos. Revista Brasileira de Ciência do Solo, Belo Horizonte, v. 30, p. 733-740, 2006. Doi: 10.1590/S0100-06832006000400014. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbcs/a/Nm8pcwCzY4dh87dzkzQKQ9z/?lang=pt. Acesso em: 1º jul. 2021.

NUNES, A. L. de P. F.; SILVA, M. B. da C. A extensão universitária no ensino superior e a sociedade. Mal-estar e Sociedade, Barbacena, v. 4, n. 7, p. 119-133, 2011. Disponível em: https://revista.uemg.br/index.php/gtic-malestar/article/view/60. Acesso em: 3 jul. 2021.

SILVA, S. D. da. Tecnologias sociais hídricas para convivência com o semiárido no assentamento Serra do Monte, Cabaceiras-PB. João Pessoa, 2015. 55 f. Monografia (Bacharelado em Geografia) – Universidade Federal da Paraíba, João Pessoa, 2015. Disponível em: https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/14953/1/SDS02072019.pdf. Acesso em: 12 set. 2021.

SOUSA, H. F. T.; MATOS, F. S. O ensino dos solos no ensino médio: desafios e possibilidades na perspectiva dos docentes. Geosaberes, Fortaleza, v. 3, n. 6, p. 71-78, jul. 2012. Disponível em: http://www.geosaberes.ufc.br/geosaberes/article/view/201. Acesso em: 12 set. 2021.

VITAL, A de F. M; SANTOS, R. V. Solos, da educação à conservação: ações extensionistas. Maceió-AL: TexGraf, 2017.

Publicado

2021-10-30

Cómo citar

CANTALICE, J. B.; NASCIMENTO JUNIOR, J. A. do; VIEIRA, M. C. A.; VITAL, A. de F. M. Programa de Ações Sustentáveis para o Cariri (PASCAR) e as contribuições da extensão universitária para a sociedade: um relato de vivência. Revista Em Extensão, Uberlândia, p. 254–264, 2021. DOI: 10.14393/REE-v0n00-62472. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revextensao/article/view/62472. Acesso em: 11 dic. 2024.