Modelos didáticos para ensino inclusivo de física nuclear
DOI:
https://doi.org/10.14393/REE-v20n22021-60479Palabras clave:
Ensino de Ciências, Física Nuclear, Deficiência VisualResumen
Diante do cenário de ausência e superficialidade do ensino de Física Nuclear, preconceitos e mitos sobre o tema em questão e escassez de materiais didáticos voltados para alunos com deficiência, o presente trabalho traz a ação extensionista na construção e aplicação de material didático para o ensino e divulgação científica dos conceitos de energia nuclear. Seu diferencial é o caráter tátil das maquetes, com detalhes em relevos e texturas trabalhadas com o intuito de possibilitar o ensino a alunos com deficiência visual. O material segue a cronologia do emprego da energia nuclear para fins bélicos, apresentando os processos de fusão e fissão nuclear e, posteriormente, as diferentes bombas criadas e utilizadas ao longo da Segunda Guerra Mundial e do período da Guerra Fria. Finaliza com o esquema de uma usina termonuclear, apresentando a geração de energia elétrica a partir de processos nucleares. O trabalho foi aplicado em um evento de divulgação científica que contava com a presença de alunos com e sem deficiência visual, que interagiram e aprenderam a partir do material elaborado. Por fim, essas ações contribuíram para a formação dos alunos da graduação envolvidos no projeto.
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CARVALHO, Joaquim Francisco de. O espaço da energia nuclear no Brasil. Estudos Avançados. São Paulo, v. 26 p. 293-307, 2012.
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Derechos de autor 2022 Carla Mariana da Silva Pinheiro, Monique França e Silva, Ana Paula Perini, Lucio Pereira Neves
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