Juventudes rurais no Brasil
o que os estudos de revisão revelam?
DOI:
https://doi.org/10.14393/REP-2023-69134Palabras clave:
Estados da arte, Estudos de revisão, Juventudes ruraisResumen
Este artigo traz reflexões acerca da produção de conhecimento acumulado a respeito de juventudes rurais no Brasil. O corpus delimitado para o processo investigativo é constituído por cinco estudos de revisão da problemática em questão (SPOSITO, 2002; 2009; CASTRO et al., 2009; WEISHEIMER, 2005; COSTA; MOREIRA, 2018). Trata-se de uma pesquisa bibliográfica cuja produção, sistematização, tratamento e análise dos dados permitem afirmar que, dentre os estudos que abordam as juventudes, é pouco expressivo o enfoque nos jovens rurais. Os resultados revelaram que a temática da juventude é estudada em uma abordagem interdisciplinar, que coloca em questão a homogeneização dos jovens. Também foi evidenciado que há uma tendência que persiste em afirmar e reafirmar que os jovens são sujeitos em transição, indeterminados, que vivem no “vir a ser”, porque não são crianças e não são adultos.
Descargas
Citas
CASTRO, E. G. et al. Os jovens estão indo embora?: juventude rural e a construção de um ator político. Rio de Janeiro: Mauad X, 2009.
CORROCHANO, M. C.; NAKANO, M. Jovens, mundo do trabalho e escola. In: SPOSITO, M. P. (coord.). Juventude e escolarização (1980-1998). Brasília: MEC: Inep: Comped, 2002. p. 95-134.
COSTA, A. F. S.; MOREIRA, M. I. C. Juventudes rurais no Brasil: um estado da arte (2006-2016). Curitiba: CRV, 2018.
DAYRELL, J. Juventude e escola. In: SPOSITO, M. P. (coord.). Juventude e escolarização (1980-1998). Brasília: MEC: Inep: Comped, 2002. p. 67-94.
DAYRELL, J.; CARRANO, P. O estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006) – Prefácio. In: SPOSITO, M. P. (coord.). O estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006). Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009. p. 7-9. (Coleção Edvcere, v. 1).
SPOSITO, M. P. (coord.). Estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006). Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009. (Coleção Edvcere, v. 1).
SPOSITO, M. P. (coord.). Estado da arte sobre juventude na pós-graduação brasileira: educação, ciências sociais e serviço social (1999-2006). Belo Horizonte: Argvmentvm, 2009. (Coleção Edvcere, v. 2).
SPOSITO, M. P. (coord.). Juventude e escolarização (1980-1998). Brasília: MEC: Inep: Comped, 2002.
WEISHEIMER, N. Juventudes rurais: mapa de estudos recentes. Brasília: Ministério do Desenvolvimento Agrário, 2005.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Rainei Rodrigues Jadejiski, Erineu Foerste
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.