O conceito de formação continuada dos professores de Ladário, Mato Grosso do Sul, e o totalitarismo da razão instrumental
DOI:
https://doi.org/10.14393/rep-v17n12018-art04Palabras clave:
Formação continuada, PNAIC, Teoria CríticaResumen
O Programa Nacional de Alfabetização pela Idade Certa (PNAIC) é uma proposta do Governo Federal, juntamente com os estados e municípios do Brasil e tem como objetivo alfabetizar crianças até o 3º ano do ensino fundamental. Esse programa se subdivide em quatro eixos: formação continuada; materiais didáticos; avaliação sistemática e gestão; mobilização e controle social. Todavia, concentramo-nos no eixo formação continuada com o propósito de analisar qual a concepção dos professores de uma escola em Ladário, Mato Grosso do Sul, participantes do PNAIC, com relação à formação continuada apresentada pelo programa. Com essa finalidade utilizamos como metodologia o estudo de caso com entrevista semiestruturada e, como referencial, a Teoria Crítica. Concluímos que os professores de Ladário veem a formação continuada do PNAIC como um auxílio para complementar suas práticas pedagógicas, e em nenhum momento se posicionam criticamente sobre as determinações. Detectamos, então, na fala desses sujeitos, a totalização da razão instrumental, visto que não discutem as orientações, apenas as executam.
Descargas
Citas
ADORNO, T. W. Educação e emancipação. São Paulo: Paz e Terra, 2005. 190 p.
______. Theodor W. Teoria da Semicultura. Tradução de Newton Ramos-de-Oliveira, Bruno Pucci e Cláudia B. M. de Abreu. Educação e Sociedade, Campinas, n. 56, ano XVII, dez. 1996, p. 388-411.
______. Tempo livre. In: _____. Palavras e sinais: modelos críticos 2. Tradução de Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995. p. 70-82.
ADORNO, T. W.; HORKHEIMER, M. Dialética do esclarecimento: fragmentos filosóficos. 2. ed. Rio de Janeiro: J. Zahar, 1991. 224 p.
BANDEIRA, H. M. M. Formação de professores e prática reflexiva. 2006. Disponível em: <http://www.ufpi.br/subsiteFiles/ppged/arquivos/files/eventos/2006.gt1/GT1_13_2006.PDF>. Acesso em: 15 dez. 2017.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. MEC. Brasília, DF, 2017b.
______. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa. Ministério da Educação Portaria nº 826, de 7 de julho de 2017a. Dispõe sobre o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa – PNAIC, suas ações, diretrizes gerais e a ação de formação no âmbito do Programa Novo Mais Educação – PNME. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 10 jul. 2017. Seção 1, p. 20.
______. Pacto Nacional pela Alfabetização pela Idade Certa. Portaria nº 867, de 4 de julho de 2012. Disponível em: <http://pacto.mec.gov.br/images/pdf/port_867_040712.pdf>. Acesso em: 19 dez. 2017.
______. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: Apresentação. Brasília, DF: MEC, 2015. 72 p.
EVANGELISTA, E. G. S. Razão instrumental e indústria cultural. Inter-Ação: Revista da Faculdade de Educação, Goiânia, v. 28, n. 1, p. 83-101, jan./jun. 2003.
MARTINS, G. A. Estudo de caso: uma reflexão sobre a aplicabilidade em pesquisas no Brasil RCO. Revista de Contabilidade e Organizações, São Paulo, v. 2, n. 2, p. 8-18 jan./abr. 2008. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/rco/article/view/34702/37440>. Acesso em: 28 out. 2017.
PUCCI, B. Teoria crítica e educação. In: ______. Teoria crítica e educação: a questão da formação cultural na Escola de Frankfurt. Petrópolis: Vozes, 1994. p. 11-15.
SILVA, D. O. Lógica dialética e crítica à razão instrumental: a teoria crítica de Max Horkheimer. Dissertação (Mestrado em Filosofia) – Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2018 Crisley Monteiro Monteiro, Isabella Fernanda Ferreira
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Autores que publicam nesta revista concordam em manter os direitos autorais e conceder à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.