Oralidades em anotações de cordel

a produção de diários poéticos em aulas de escritura acadêmica

Autores/as

  • Fábio Soares da Costa Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Rosa Maria Rigo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Maria Inês Côrte Vitória Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Andreia Mendes dos Santos Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v17n12018-rel01

Palabras clave:

Diários de aula, Escritura acadêmica, Literatura de Cordel

Resumen

Este texto objetiva apresentar contribuições da produção poética da literatura de cordel no desenvolvimento do ler e escrever durante disciplina curricular de escritura acadêmica em nível stricto sensu das Ciências Humanas, área de Educação. Conceituações e contribuições da tradição, oralidade e regionalismo literário foram abordadas como fundamento para a compreensão do ato dialógico da investigação, relacionando a transversalidade da escritura poética e acadêmica como possibilidade de aprendizagem e como abordagem teórico-metodológica para registro, avaliação e compreensão dos conteúdos/discussões próprios da comunicação científica. O prosaico da academia entrelaçado com a poética da tradição nordestina emerge como forma de motivação para a produção de textos, no entre lugar do deleite e da forma, como estratégia pedagógica de leitura e escrita. A escrita de cordéis, durante as vivências do currículo acadêmico, promoveu aprendizagem alicerçante para ler e escrever na academia científica. Assim, concluiu-se que o agente poético do cordel extrapola o prazer do lido, permite compreensão necessária da forma escriturária científica, fomenta uma cultura leitora e oferece possibilidades de fazê-la em alternância de leituras e escritas. Relatos da experiência da escrita de cordéis, neste estudo, apontam para a necessidade de considerar este recurso literário poético regional como profícuo para a escritura acadêmica.

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Biografía del autor/a

Fábio Soares da Costa, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal do Piauí - UFPI (1999). Especialista em Supervisão Escolar pela Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ (2002). Mestre em Comunicação pelo PPGCOM/UFPI (2015) e Doutorando em Educação pela Escola de Humanidades da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PPGEDU/PUCRS (2016). Bolsista CAPES/PROEX. Membro do Grupo de Estudos sobre Questões Sociais na Escola - PUCRS. Coordenador de Esporte e Escolar da Fundação dos Esportes do Piauí - FUNDESPI e Professor da Secretaria de Educação do Estado do Maranhão. Tem experiência na área de Educação Física Escolar e Coordenação de projetos esportivos e sociais. Principais pesquisas desenvolvidas ou em desenvolvimento nos temas: Imagem corporal, corporeidade, saúde, qualidade de vida, juventudes, educação, educação física, gênero, representações simbólicas e dispositivos midiáticos.

Rosa Maria Rigo, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Doutoranda em Educação pelo PPGEDU/PUCRS, Integrante do grupo de pesquisa ENGAGEMENT ESTUDANTIL, calidad de los aprendizajes y abandono en la Universidad. Mestre em Educação pelo PPGEDU/PUCRS 

Maria Inês Côrte Vitória, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Possui Graduação em Letras pela PUCRS/Brasil; Doutorado em Educação pela Universidade Santiago de Compostela/Espanha. Pós-Doutorado pela Universidade Santiago de Compostela/Espanha. Atualmente é professora da Graduação e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Escola de Humanidades da PUCRS. Gestora de Avaliação da Assessoria de Planejamento/ASPLAN/ da PUCRS. Editora da Revista Educação Por Escrito, vinculada ao PPGEducação/ESCOLA DE HUMANIDADES/PUCRS. Integrante da equipe do Observatório de Educação/CAPES/ do PPGEdu/PUCRS. Coordena o Grupo de Pesquisa: Teorias e Práticas na Formaçao de Educadores/ PPGEDU/ESCOLA DE HUMANIDADES/PUCRS. Pesquisadora na área de Educação, atua principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores e Escrita na Educação Básica e no Ensino Superior.

Andreia Mendes dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professora adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul junto a Escola de Humanidades, nos Programas de Pós Graduação em Educação (PPGEDU) e Ciências Sociais (PPGCSociais), no Curso de Pedagogia e Escola de Ciências da Saúde, Curso de Psicologia. Coordenadora da Linha de Pesquisa Pessoa e Educação, do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Infância(s) e Educação Infantil e dos Grupos de Pesquisa Consumo, Mídia Relações Sociais e saúde na Infância e Grupo de Estudos e Pesquisa sobre Questões Sociais na Escola. Representante da PUCRS no Comitê de Infâncias da Rede Marista. Editora da Revista Educação. Formada em Psicologia (PUCRS/ 1995), possui Mestrado (PUCRS/ 2003) e Doutorado em Serviço Social (PUCRS/ 2007). Realizou Estágio Pós- Doutoral (Pós-Doutorado Júnior/ CNPq) na Faculdade de Serviço Social PUCRS (2008) e Estagio Recém- Doutor/ FAPERGS na FAENFI/PUCRS (2009/10). Entre 2010/2014 participou do Programa Nacional de Pós Doutorado (PNPD/CAPES) junto ao Programa de Pós Graduação em Serviço Social na mesma Universidade. Desenvolve estudos nas temáticas de infâncias e educação infantil, obesidade, família, saúde, educação e bullying, entre outras. Possui parcerias com a Faculdade de Medicina/ Departamento de Medicina Social e o Instituto de Psicologia,Faculdade de Serviço Social da UFRGS, Serviço Social, Ciências Sociais e Nutrição da PUCRS.

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ZABALZA, M. Á. Diários de aula: um instrumento de pesquisa e desenvolvimento profissional. Porto Alegre: Artmed, 2004. 160 p.

Publicado

2018-06-18

Cómo citar

COSTA, F. S. da .; RIGO, R. M.; VITÓRIA, M. I. C. .; SANTOS, A. M. dos . Oralidades em anotações de cordel: a produção de diários poéticos em aulas de escritura acadêmica. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 17, n. 1, p. 127–135, 2018. DOI: 10.14393/rep-v17n12018-rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/40792. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência