Atuação da sala de recursos no processo de ensino aprendizagem da Geografia para alunos surdos

Autores/as

  • Jean Volnei Fernandes Universidade de Brasilia
  • Ruth Elias de Paula Laranja Universidade de Brasilia

DOI:

https://doi.org/10.14393/rep-v16n12017_rel01

Palabras clave:

Geografia, Surdos, Sala de Recursos, Inclusão, Ensino-Aprendizagem

Resumen

O presente texto tem por objetivo apresentar a contribuição da sala de recursos de deficientes auditivos no que se refere ao processo de ensino-aprendizagem de Geografia para alunos surdos. Inicialmente, será retratado o histórico da educação especial no Brasil, as atribuições da sala de recursos, os requisitos necessários para os professores que pretendem atuar com esse segmento de ensino e as principais leis e reflexões sobre a inclusão escolar do aluno surdo. Será apresentada sugestão de atividade desenvolvida com alunos surdos na sala de recursos de deficiência auditiva do CEF 08 do Gama, Distrito Federal, referente ao processo de ensino-aprendizagem das regiões brasileiras e seus respectivos estados, utilizando a pesquisa-ação como metodologia. A partir da utilização dos elementos citados anteriormente, pretende-se promover uma aprendizagem mais significativa e interessante para alunos surdos, procurando associar aspectos visuais e de comunicação em Libras durante o desenvolvimento da aula de Geografia. 

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Jean Volnei Fernandes, Universidade de Brasilia

Doutorando em Geografia na Universidade de Brasília; professor efetivo na rede estadual de ensino do Distrito Federal.

Ruth Elias de Paula Laranja, Universidade de Brasilia

Pós-doutora em Geografia pela Universidade do Porto, Portugal; professora adjunta I da Universidade de Brasília.

Citas

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº 9.394/96, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF, 1996.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Especial. Salas de Recursos Multifuncionais: espaço para atendimento educação especializado. Brasília, DF: 2006.

BRASIL. Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015. Institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Estatuto da Pessoa com Deficiência). Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2015-2018/2015/Lei/L13146.htm>. Acesso em: 14 nov. 2016.

BUENO, J. G. S. A produção social da identidade do anormal. In: FREITAS, M. C. (Org.). História Social da Infância no Brasil. 4. ed. São Paulo: Cortez, 2002. p. 173.

COLL, C. Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998.

BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Câmara de Educação Básica. Institui Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica. Resolução CNE/CEB nº 2/2001. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 14 set. 2001. Seção 1E, p. 39-40.

GHIRALDELLI, J. P. História da educação brasileira. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2008.

MENDES, E. G. Breve histórico da educação especial no Brasil. Revista Educación y Pedagogía, Antioquia, v. 22, p. 93-110, mayo-ago. 2010.

MONTEIRO, R. A. C; GONZÁLEZ, M. L; GARCIA, A. B. Lei de diretrizes e bases da educação nacional: o porquê e seu contexto histórico. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos: Editora da UFSCar, v. 5, n. 2, p. 82-95, nov. 2011. Disponível em <http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/225>. Acesso em: 14 nov. 2016.

OLIVEIRA, M. K. Vygotsky: aprendizagem e desenvolvimento, um processo sócio histórico. São Paulo: Scipione, 1998.

RIBEIRO, L. A. M. Questões regionais e do Brasil. In: RUA, J. et al. (Org.). Para ensinar geografia. Rio de Janeiro: ACCESS Editora, 1993. p. 214.

SKLIAR, C. Educação e exclusão: abordagens socioantropológicas em educação especial. Porto Alegre: Mediação, 2006.

Publicado

2017-06-02

Cómo citar

FERNANDES, J. V.; LARANJA, R. E. de P. Atuação da sala de recursos no processo de ensino aprendizagem da Geografia para alunos surdos. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v. 16, n. 1, p. 129–139, 2017. DOI: 10.14393/rep-v16n12017_rel01. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/reveducpop/article/view/36543. Acesso em: 23 nov. 2024.

Número

Sección

Relatos de experiência