Chamada para o Dossiê: DANÇAS DE PERIFERIA E DA CULTURA HIP HOP: contextos, perspectivas, propostas pedagógicas, outros desdobramentos e problematizações.

2024-10-22

Promover uma cypher de publicações sobre práticas artísticas, pedagógicas e processos de formação vinculado aos contextos das Danças Urbanas, sua inserção histórica e desdobramentos em pesquisa e práticas no território brasileiroBrasil. 

Uma proposta pioneira no país, para unir em um dossiê Hip-hoppers, artistas e pesquisadores que emergem de diferentes contextos socioculturais e batalhando contra as estruturas, atravessando a ponte dos preconceitos, dissertando sobre os saberes periféricos e por vezes coreografando ou improvisando espaços de acolhimento e afeto.  

A proposta abre espaços às problematizações, as concepções que forjam o campo, as contradições coloniais,  as fissuras e aos jogos possíveis instaurados em práticas acadêmicas e de outros espaços.  Intenta-se observar os processos formativos e as práticas satíricas vigentes num processo dialógico sobre a formação das corporeidades e as concepções subjetivas e imaginárias que emergem destes contextos.  

Estabelecer diálogos com as contribuições étnicas afrodiaspórica e latinoamericanas como processo de reconhecer os protagonismos de sujeitos sociais específicos, bem como, perceber as resistências em práticas e histórias de vidas que podem rascunhar historiografias possíveis das práticas de dança nas periferias urbanas, suas abordagens acadêmicas num diálogo entre academia e a rua e na contramão dessa relação, entre a rua, a periferia e a academia.  

Desse desejo de organização de um espaço de reflexão possível, quais práticas e contextos de batalhas e modos de fazer e existir emergem? 

Assim, a Revista Rascunhos está recebendo até o dia 28 DE FEVEREIRO DE 2025 propostas de artigos, entrevistas, traduções, ensaios nos temas contemplados pelos eixos abaixo:

  • Conceituação do campo: danças urbanas, dança de rua, street dances, Hip-hop e suas danças, funk styles etc…
  • Perspectivas históricas no Brasil e outros contextos geográficos ou transnacionais;
  • Coletivos  e outros agrupamentos artísticos – produção e atuação;
  • Memórias e historiografias das danças de periferia e cultura Hip Hop;
  • Dramaturgias e pedagogias que emanam das práticas;
  • Processos e contextos de formação;
  • Danças Urbanas na Universidade – diálogos  e inserções possíveis;
  • Pedagogias, processos metodológicos e fissuras contracoloniais;
  • Cosmovisão da Rua, suas corporeidades  e discursividades;
  • Diásporas, performatividades, apropriações e hibridismos culturais;
  • Colonialidade e decolonialidade nos estudos das danças de periferia e cultura Hip Hop;
  • Experiências da Danças da Cultura Hip Hop no espaço teatral ou na cena. 
  • Trânsito entre Danças Hip Hop e a Dança Contemporânea no Brasil 
  • Ambiências digitais e corporeidades Hip Hop
  • A formação da Cultura Hip Hop e o diálogo com audiovisual e a internet. 
  • A Cultura Hip Hop no entrecruzamento com outras linguagens

 

EDITORES (AS) CONVIDADOS (AS):

Ana Cristina Ribeiro Silva (UFPel)

Daniel Santos Costa (UFU)

Rafael Guarato (UFG)

Vanilto Alves Freitas (Lakka) (UFU)