DESMONTAGEM CÊNICA: reflexão sobre o processo ético e estético do artista-docente

Autores/as

  • José Raphael Brito dos Santos Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.14393/RR-v1n1a2014-14

Resumen

Este artigo discute as novas possibilidades da cena contemporânea, tendo em vista, a desmontagem cênica como estratégia de reflexão e discussão na formação do artista-docente. Na primeira parte, tem como objetivo apresentar questionamentos e conceitos acerca das práticas teatrais na cena contemporânea e os diferentes modos de criação e investigação. Na segunda parte, aborda a desmontagem cênica e seus possíveis fundamentos conceituais, com base na escassa referência, colocando este fundamento como reflexão ética e estética. Por fim, apresenta um compartilhamento escrito da desmontagem "Experiências do sensível: travessias artísticas" realizada na disciplina "Pedagogia(s) do teatro: práticas contemporâneas", ministrada pela Professora Dra. Mara Leal, no Programa de Pós-Graduação em Artes/Mestrado, do Instituto de Artes da Universidade Federal de Uberlândia, em 2013.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

José Raphael Brito dos Santos, Universidade Federal de Uberlândia

Ator Profissional registrado pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT 371/MA). Possui Graduação em Teatro Licenciatura pela Universidade Federal do Maranhão - UFMA (2012). Bolsista de Iniciação Científica patrocinado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Maranhão - FAPEMA (2010 à 2011), com o projeto de pesquisa intitulado: A experiência estética e a formação docente nos projetos pedagógicos de 16 cursos de Licenciatura em Teatro. Atualmente cursa o Mestrado em Artes, subárea Teatro, pela Universidade Federal de Uberlândia - UFU (2013 à 2014). Na cidade de São Luís-MA: Fundador e Membro Efetivo do Núcleo de Pesquisas Teatrais Rascunho; Membro Colaborador do Grupo DRAO - teatro da (in)constância e Membro colaborador do Grupo de Pesquisa Pedagogias do Teatro e Ação Cultural. Na cidade de Uberlândia-MG: Membro Efetivo do Núcleo de Pesquisa Ateliê de Experimentação Cênica e Membro Colaborador do Grupo de Dança-Teatro Acazô. Nos anos de 2007 à 2010, na cidade de São Luís-MA, ainda foi membro efetivo dos seguintes grupos: Xibé Cia. Cênica; Factual Experimentações Cênicas e Grupo de Pesquisa Teatral Cena Aberta. Pesquisador nas seguintes áreas: Cena contemporânea; Treinamento do ator; Pedagogia do artista; Processos de criação em artes cênicas; Experiência cênica; Teatro de grupo.

Publicado

2014-07-22

Cómo citar

Brito dos Santos, J. R. (2014). DESMONTAGEM CÊNICA: reflexão sobre o processo ético e estético do artista-docente. Rascunhos - Caminos Da La Investigación En Artes Escénicas, 1(1). https://doi.org/10.14393/RR-v1n1a2014-14

Número

Sección

Dossiê Desmontagem