Desafios para o ensino em psicologia no contexto da pandemia

Autores/as

  • Larissa Ferreira Otoni de Paula UFMG
  • Lisandra Espíndula Moreira UFMG
  • Laura Cristina Eiras UFMG
  • Elisa Eduarda de Sousa Melo UFMG

Palabras clave:

Psicologia, Trabalho docente, Ensino

Resumen

Este artigo objetiva discutir o ensino remoto emergencial em psicologia no contexto da pandemia da COVID-19. Para tanto, faz-se uso do relato de experiência de docentes e discentes integrantes do Laboratório de Psicologia Social Jurídica da Universidade Federal de Minas Gerais. A experiência das autoras revela afetações, questionamentos, paradoxos, estratégias e desafios, possibilitando discutir a formação profissional e seus diferentes contornos na sociedade do desempenho. A psicologia possui idiossincrasias intransponíveis para o ensino remoto emergencial, sendo necessário o debate participativo e democrático na construção dos limites e das possibilidades do ensino neste contexto. Assim, vislumbra-se inspirar práticas criativas, cuidadosas, éticas e responsáveis, sem perder de vista os desdobramentos possíveis deste fazer.

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Biografía del autor/a

Larissa Ferreira Otoni de Paula, UFMG

Psicóloga e Mestra pela Universidade Federal de Minas Gerais(financiamento FAPEMIG da bolsa de mestrado). Psicóloga na Defensoria Pública do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ, Brasil.

Lisandra Espíndula Moreira, UFMG

Psicóloga e Mestra pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em psicologia pela Universidade Federal de Santa Catarina. Docente em psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais, vinculada ao Departamento de Psicologia, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Laura Cristina Eiras, UFMG

Psicóloga, Mestra e Doutora pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Docente em psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais, vinculada ao Departamento de Psicologia, Belo Horizonte, MG, Brasil.

Elisa Eduarda de Sousa Melo, UFMG

Psicóloga e mestranda em Psicologia na Universidade Federal de Minas Gerais (financiamento CNPq da bolsa de mestrado), Belo Horizonte, MG, Brasil. UFMG.

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Publicado

2023-01-07

Cómo citar

Ferreira Otoni de Paula, L., Espíndula Moreira, L., Laura Cristina Eiras, & Eduarda de Sousa Melo, E. (2023). Desafios para o ensino em psicologia no contexto da pandemia. Perspectivas Em Psicologia, 26. Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/65595