Escala de engajamento no trabalho

Evidência empírica da estrutura fatorial em trabalhadores brasileiros

Autores/as

  • Nilton Soares Formiga Universidade Potiguar
  • Iriane Teresa Araújo Fundação Guimarães Duque, Brasil
  • Sheila Trícia Guedes Pastana Universidade Federal do Amapá, Brasil.
  • Ana Lucia Brenner Barreto Miranda Universidade Federal Rural do Semi-Árido
  • Anthonieta Looman Mafra Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.14393/PPv23n1a2019-51159

Palabras clave:

Engajamento no trabalho, Análise Confirmatória, Trabalhadores

Resumen

Compreende-se engajamento no trabalho como um estado mental de entusiasmo em que o trabalhador se envolve nas suas funções organizações. Na área da psicologia organizacional positiva esse tema tem sido uma abordagem teórica que tem em contribuindo para avaliação da qualidade de vida no trabalho com foco na potencialização do desenvolvimento humano do trabalhador. Neste estudo, pretendeu-se verificar a consistência da escala de engajamento no trabalho em trabalhadores brasileiros, bem como, avaliar as diferenças nos escores dos respondentes em função de variáveis sociodemográficas. Participaram 310 trabalhadores, de 19 a 51 anos, 62 % do sexo feminino e 68% com renda econômica acima de 2.000,00 reais.
Através de um link enviado para o seu e-mail pessoal ou rede social eles responderam a escala de engajamento no trabalho e dados sociodemográficos. Indicadores psicométricos revelaram a permanência confiável da medida de engajamento para o contexto organizacional. Pode-se afirmar que esta escala, corrobora a capacidade de avaliação do construto, bem como, sustenta a perspectiva teórica abordada destinada a pesquisa com trabalhadores. Com isso, é possível utilizar esta escala para avaliar e intervir no desenvolvimento psicológico do trabalhador e sua auto-avaliação sobre o papel profissional e a função organizacional na gestão de pessoas.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Nilton Soares Formiga, Universidade Potiguar

Doutorado em Psicologia (Psicologia Social) UFPB/JP. - UFRN pela Universidade Federal da Paraíba, Brasil (2011), Professor Titular da Universidade Potiguar, Brasil.

Iriane Teresa Araújo, Fundação Guimarães Duque, Brasil

Mestrado em Ambiente, Tecnologia e Sociedade pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido, Brasil (2013), Revisor Didático da Fundação Guimarães Duque, Brasil.

Sheila Trícia Guedes Pastana, Universidade Federal do Amapá, Brasil.

Mestrado Integrado em Desenvolvimento Regional pela Universidade Federal do Amapá, Brasil (2016). Docente do Curso de Administração da Universidade Federal do Amapá, Brasil.

Ana Lucia Brenner Barreto Miranda, Universidade Federal Rural do Semi-Árido

Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil (2002), dedicação exclusiva da Universidade Federal Rural do Semi-Árido , Brasil.

Anthonieta Looman Mafra, Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

Doutorado em Programa de Pós-graduação em Psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil (2015). Pesquisadora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Brasil.

Publicado

2019-10-21

Cómo citar

Soares Formiga, N. ., Araújo, I. T. ., Guedes Pastana, S. T. ., Brenner Barreto Miranda, A. L. ., & Looman Mafra, A. . (2019). Escala de engajamento no trabalho: Evidência empírica da estrutura fatorial em trabalhadores brasileiros. Perspectivas Em Psicologia, 23(1), 190–212. https://doi.org/10.14393/PPv23n1a2019-51159