CONCEPÇÕES DE DISCENTES DE PSICOLOGIA SOBRE PEDOFILIA

Autores/as

  • Rafael De Tilio Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Natália Gualberto Assunção Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Palabras clave:

Pedofilia, Abuso de crianças, Sexualidade, Formação do psicólogo.

Resumen

Esta pesquisa teve como objetivo investigar concepções de discentes de Psicologia de uma universidade federal brasileira sobre pedofilia. A amostra foi composta por 14 discentes (11 mulheres e 3 homens, com média de idade de 22.3 anos, sem filhos) do 7º ao 10º período de graduação em Psicologia que responderam a um roteiro de perguntas semiestruturado. A análise de conteúdo temática dos dados demonstrou: consenso de que a pedofilia é proibida e doentia; importância de intervenções diversas junto às vítimas e agressores; ênfase na família como proteção da sexualidade das crianças; ênfase nas características psicológicas das vítimas, tidas como frágeis, e dos agressores (que possivelmente foram vitimados em suas infâncias); e que o curso de graduação não oferece subsídios teóricos e práticos para intervenções eficazes junto ao fenômeno. Conclui-se que representações moralizantes destacam-se e influenciam na qualidade dos atendimentos dispensados aos envolvidos em relações sexuais pedofílicas.

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Biografía del autor/a

Rafael De Tilio, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Departamento de Psicologia da UFTM

Natália Gualberto Assunção, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Curso de Psicologia da UFTM

Publicado

2015-12-06

Cómo citar

Tilio, R. D., & Assunção, N. G. (2015). CONCEPÇÕES DE DISCENTES DE PSICOLOGIA SOBRE PEDOFILIA. Perspectivas Em Psicologia, 19(2). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/32497