PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES

Autores/as

  • Roberta Espote Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Fernanda Pavão Correia Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM
  • Helena de Ornellas Sivieri-Pereira Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Palabras clave:

Psicologia Educacional, Grupos, Educadores.

Resumen

Considerando a possibilidade de contribuir com a ampliação de novas práticas e contextos na área de Psicologia Educacional foi desenvolvido um estágio cujo principal objetivo foi identificar, junto aos educadores de uma ONG, as principais questões relacionadas à sua experiência profissional e implementar um trabalho de escuta e de intervenção psico-educacional-social. Foi utilizado o Inventário de Sintomas de Stress para adultos de Lipp (ISSL) para avaliação dos grupos e, em seguida foram realizados encontros quinzenais com dinâmicas e vivências grupais construídas em conjunto criando um espaço de acolhimento e reflexão. O espaço do grupo passou a ser valorizado entre os educadores, e houve ampliação do autoconhecimento e conhecimento do outro contribuindo para fortalecimento das relações de equipe.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Roberta Espote, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Curso de Psicologia

Fernanda Pavão Correia, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Curso de Psicologia

Helena de Ornellas Sivieri-Pereira, Universidade Federal do Triângulo Mineiro - UFTM

Curso de Psicologia

Publicado

2014-12-30

Cómo citar

Espote, R., Correia, F. P., & Sivieri-Pereira, H. de O. (2014). PSICOLOGIA ESCOLAR/EDUCACIONAL EM ORGANIZAÇÃO NÃO GOVERNAMENTAL: RELATO DE UM ESTÁGIO COM GRUPO DE EDUCADORES. Perspectivas Em Psicologia, 18(2). Recuperado a partir de https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/29654