MOTIVAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA NOS EVENTOS DA ANPAD
Keywords:
motivação, bibliometria, revisão bibliográfica, ANPAD.Abstract
O presente estudo teve como objetivo principal mensurar a produção científica no meio acadêmico sobre artigos que abordam o tema motivação, na base de dados de eventos da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Administração - ANPAD, no período de 1999 a 2013. Contudo para contribuir com transferência de conhecimento sobre a motivação, foram apresentadas definições, classificações, principais teorias de 1940 a 1990, limitações dessas teorias na prática e a pesquisa de Ambrose e Kulik (1999). Para sustentar teoricamente o objetivo principal, foi demonstrado as três leis básica dabibliometria, no entanto o estudo contribui no avanço teórico com uma perspectiva distinta em relação bibliometria. A natureza deste trabalho é teórica, utilizando-se de metodologia de pesquisa do tipo descritiva, retrospectiva, quantitativa e bibliométrica. A amostra válida obtida e utilizada neste estudo foi de 46 artigos, que foram lidos na integra para captar informações as quais foram tabuladas em planilhas do Microsoft Excel Office 2010, que posteriormente foramapresentadas com base na metodologia adotada. Dentre os diversos resultados apresentados, pode-se destacar que apenas 6,7% dos autores escreveram mais de um artigo, 65% dos artigos foram publicados no ENANPAD, 2013 foi o ano com maior numero de publicação, sendo 13 artigos, os autores tem preferência em realizar estudos exploratórios, a abordagem que predominou foi à qualitativa com 46% e 56% das referências tem origem internacional.Downloads
Download data is not yet available.
Downloads
Published
2014-12-30
How to Cite
Cunha, J. G. de A., Vasconcelos-Silva, A., & Nunes, N. F. (2014). MOTIVAÇÃO: UMA REVISÃO DA LITERATURA NOS EVENTOS DA ANPAD. Perspectivas Em Psicologia, 18(2). Retrieved from https://seer.ufu.br/index.php/perspectivasempsicologia/article/view/28868
Issue
Section
Artigos
License
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.